CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Santo Antônio de Pádua > Extensão > Centro de Memória do campus Santo Antônio de Pádua: Território, Memória e Cultura

Centro de Memória do campus Santo Antônio de Pádua: Território, Memória e Cultura

por Alexandre Willian Dias Ferreira publicado 11/12/2015 14h08, última modificação 11/12/2015 14h21
Coordenador: Raimundo Helio Lopes
Bolsista: Emilly Banca Curty Cretton
Bolsista: João Pedro Rodrigues Dias

O Centro de Memória do Campus Santo Antônio de Pádua: Território, Memória e Cultura buscará em suas ações atuar em três linhas interligadas. A primeira terá como foco guardar a memória institucional do Campus, que, apesar de bastante recente, já nasce com essa atenção. A segunda linha procurará analisar e preservar documentos - dos mais diferentes tipos e suportes - referentes à história da cidade de Santo Antônio de Pádua, estabelecendo laços entre o campus com o território no qual está inserido, vale lembrar, um dos mais importantes princípios dos institutos federais.

Por fim, atuaremos em diálogo com o projeto pedagógico que está sendo desenvolvido no primeiro ano do campus, intitulado Rio de Saberes: as muitas margens do Rio Pomba, que procura analisar esse importante rio que marca o município de modo integrado entre as disciplinas e tendo o trabalho como princípio educativo. Desse modo, serão feitas entrevistas de história oral com vários moradores acerca das "memórias das águas" que marcam a relação do rio com a cidade, quer as enchentes, quer suas margens como espaço de sociabilidades.