CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Você está aqui: Página Inicial > Nossos campi > Santo Antônio de Pádua > Extensão > Construção de experimentos de Mecânica Clássica no processo de ensino e aprendizagem

por Alexandre Willian Dias Ferreira publicado 10/12/2015 13h39, última modificação 28/01/2019 15h19
O projeto visa a a construção de experimentos no ensino da Física, em particular da Mecânica Clássica.
Coordenadora: Juliana Layber Mota Engelhardt
Bolsista: Raphaella Alves Tuzze Hilario Stadlinger

Neste trabalho será realizada a construção de experimentos no ensino da Física, em particular da Mecânica Clássica. Têm-se através dos exemplos práticos demonstrados a possibilidade dos discentes examinarem e com as contribuições teóricas auxiliar no ensino e aprendizagem. O ensino de mecânica clássica através de projetos experimentais visa favorecer o estabelecimento de um elo entre o mundo dos objetos, o mundo dos conceitos, leis e teorias. A metodologia de ensino é de aprendizado direto, por repetição e análise crítica dos resultados experimentais, tal procedimento é conhecido como alfabetização científica e tecnológica e busca dar autonomia aos participantes apresentando os modelos e as teorias científicas. A etapa extensionista do projeto que abrange os alunos do ensino médio da rede pública estadual do município de Cordeiro consiste em oficinas de aulas experimentais utilizando a abordagem de demonstração, com objetivo de ilustrar e tornar menos abstratos os conceitos físicos ensinados, possibilitando que a aprendizagem fique interessante, fácil, agradável e que, dure pouco tempo, motivando a participação dos alunos sem a exigência de um laboratório com equipamentos sofisticados para realizarem os experimentos. É esperado que o projeto propicie a compreensão do entorno da atividade científico-tecnológica, potencializando a participação de mais segmentos da sociedade civil.