CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

“21 dias de Ativismo” acontece no Campus Pádua

por Comunicação Social da Reitoria publicado 20/03/2018 10h45, última modificação 22/03/2018 12h04
As discussões abordam o racismo, machismo, LGBTfobia e intolerância religiosa.
“21 dias de Ativismo” acontece no Campus Pádua

O Instituto Federal Fluminense Campus Santo Antônio de Pádua promove, ao longo do mês de março, o evento “21 dias de Ativismo” contra o racismo, machismo, LGBTfobia e intolerância religiosa.

A programação conta com rodas de conversa como “Do ridículo ou do subversivo: de qual lado do humor você está?” e “Educação, alteridade e humor: poética do contrassenso à lógica social”, a partir da exibição do documentário “O Riso dos Outros”, de Pedro Arantes.

Fábio Penna, coordenador de Pós-graduação e do projeto Ethnoiff, afirma que “não poderíamos ficar de fora dessa campanha, ainda mais depois do caso de racismo que ocorreu durante o Enneabi, encontro nacional sediado no Campus Centro, em 2017. É dever nosso, como instituição, combater o racismo e demais preconceitos, presentes insistentemente na vida cotidiana, ainda que o apoio e a visibilidade a essas ações afirmativas não estejam de acordo com o engajamento que o assunto requer”.

É o segundo ano que o Campus Pádua participa da campanha dos “21 dias de Ativismo” contra o racismo. Lívia Brasil, organizadora do evento e diretora de Pesquisa, Extensão e Cultura, explica que "ampliamos a discussão para abordar outros tipos de opressão às minorias, sendo assim nosso ativismo é também contra o machismo, a LGBTfobia e intolerância religiosa”.

Lívia acrescenta que a decisão de incluir esses temas foi consequência do entendimento de que “é parte importante na formação dos alunos desta instituição problematizar sobre as diferentes formas de preconceito existentes na sociedade, as quais o ambiente escolar e o mundo do trabalho muitas vezes reproduzem".

O diretor-geral do campus, Arthur Rezende, comenta que "discussões como a dos ‘21 dias de Ativismo’ são fundamentais para uma formação integral, cidadã. O país assiste perplexo assassinatos por conta de intolerância, como o ocorrido com a vereadora do Rio, Marielle. Esse evento no IFF Pádua é uma oportunidade para debater esses radicalismos".