CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Notícias

Visita Técnica

Alunos da Unidade de Formação Cordeiro visitam fábrica de cimento

por Comunicação Social do campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria publicado 21/07/2016 13h18, última modificação 21/07/2016 13h18
Estudantes do Curso Técnico em Mecânica da Unidade de Cordeiro, vinculada ao campus Santo Antônio de Pádua, visitaram a fábrica de cimento Lafarge Holcim, em Cantagalo-RJ.
Alunos da Unidade de Formação de Cordeiro visitam fábrica de cimento em Cantagalo_RJ.jpg

Alunos e servidores da Unidade de Cordeiro durante visita à fábrica de cimento

 A visita técnica, realizada na sexta-feira, dia 15 de julho, foi acompanhada pelo coordenador do curso, professor Thiago Menezes, e pelo técnico de Laboratório, Hélvio Demier. O grupo foi recebido pelo engenheiro de segurança da cimenteira, Leandro Almeida, que fez uma apresentação sobre a empresa e explicou o processo de fabricação de cimento.

 Em seguida, os alunos foram até o mirante, onde puderam ver a mina onde é feita a extração do calcário e da argila, matérias-primas para a produção do cimento. “No mirante foi possível ver toda a fábrica e visualizar, de cima, as etapas de fabricação do cimento apresentadas pelo engenheiro Leandro”, conta o professor Thiago Menezes.

 Durante a visita os alunos também conheceram a sala de controle, onde os operadores controlam remotamente os principais equipamentos da fábrica e visitaram os laboratórios de Física e Química, onde são feitos os ensaios dos produtos, inclusive do cimento G, utilizado em poços de petróleo.

 Por último, os estudantes visitaram a oficina mecânica, que realiza os reparos nos equipamentos e a fabricação de peças de reposição. “A visita dos alunos é importante para apresentar a indústria do cimento, uma área em que eles poderão atuar quando estiverem formados”, ressalta o engenheiro Leandro.

 Para o estudante do Curso Técnico em Mecânica, Samuel Nicolau, “a visita técnica complementa o estudo em sala de aula, fazendo com que os alunos possam ver os conceitos na prática”.

  

Comunicação Social do campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria