CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

V JIF

Atleta do Campus Pádua treina para participar do V JIF Sudeste

por Comunicação Social do Campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria publicado 21/08/2017 12h25, última modificação 10/10/2023 12h32
A V edição dos Jogos dos Institutos Federais acontecerá entre os dias 22 e 31 de agosto de 2017, no IFFluminense.
Atleta do Campus Pádua treina para participar do V JIF Sudeste

Alunas do Campus Pádua: à esquerda, Samara Evangelista e à direita, Karen Amaral durante a etapa de Tênis de Mesa do 2.º Jiniff, em 30 de julho de 2016.

A aproximação da data de abertura dos jogos faz com que os treinos preparatórios se intensifiquem para as equipes participantes e isso não acontece de maneira diferente para a atleta Samara Evangelista, aluna do 2.º ano do Curso Técnico Integrado de Gestão e Negócios do Campus Santo Antônio de Pádua.

Samara representará o IFFluminense na modalidade de Tênis de Mesa e comenta como é gratificante participar de uma competição como essa: “Estou treinando todos os dias e dando o meu melhor, porque isso não é só uma participação para representar o IFF nos jogos e sim um grande aprendizado que eu levarei sempre comigo. Minha expectativa é ir além do meu potencial e mostrar para as pessoas que isso não é apenas um esporte, é também uma oportunidade de aprender a controlar as emoções, de vivenciar momentos únicos e por fim ter a certeza de que tudo isso valerá a pena,” ressalta.

O treinador e professor, Rafael Pureza, afirma que os treinos acontecem três vezes por semana e que “a expectativa para os jogos não é só pela competição em si. Existe uma integração de conhecimentos, a busca por novas experiências, novas amizades e a participação em um evento grande e organizado faz com que a formação dos alunos seja enriquecida.”

O V JIF Sudeste 2017 reunirá 1.009 estudantes atletas e 130 servidores das seguintes instituições de ensino: IFF, Colégio Pedro II, IFMG, IFTM, IF Sudeste de Minas Gerais, IF Norte de Minas Gerais, IFSP e IFES.

Os Jogos dos Institutos Federais serão realizados em duas etapas: de 22 a 27 de agosto, futsal, vôlei, basquete e handebol; de 28 a 31 de agosto, natação, judô, atletismo, futebol de campo, vôlei de areia, xadrez e tênis de mesa. As competições acontecerão no IFF Campos Centro, na 2.ª Companhia de Infantaria do Exército, na Assetec e no Clube Saldanha da Gama, com entrada gratuita.