CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Formatura

Campus Pádua forma primeiros alunos em cursos técnicos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 31/01/2018 13h50, última modificação 02/02/2018 12h29
Campus Pádua forma primeiros alunos em cursos técnicos

Toda a comunidade está convidada. Clique na imagem para ler o convite.

A primeira formatura do Campus Santo Antônio de Pádua será realizada no dia 07 de fevereiro de 2018, às 19h, no auditório da unidade. O momento é marcante, na medida em que representa os frutos dos esforços realizados para que o município contasse com a presença do Instituto Federal Fluminense de forma a atender as demandas por formação profissional de jovens e adultos da região.

Serão 50 alunos formandos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Administração, Automação Industrial e Edificações. "Essa formatura tem um valor simbólico para todos nós do Campus Santo Antônio de Pádua”, destaca o diretor-geral da unidade, Arthur Rezende. “Quando esses 50 formandos escolheram o nosso campus, em 2014, ainda não tínhamos o prédio finalizado. Então, eles apostaram na história da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que chegava a Pádua graças ao processo de interiorização dos Institutos Federais”, complementa, relembrando a história da unidade.

O Campus Pádua está construído em uma área de 31 mil metros quadrados e é fruto de parceria entre o Poder Público Municipal e o IFFluminense. As atividades letivas da unidade, com a recepção dos primeiros estudantes, começaram em fevereiro de 2015 com um projeto pedagógico cujo objetivo é possibilitar ao aluno o desenvolvimento de sua capacidade de gerar conhecimentos de forma integrada e uma prática interativa com a realidade por meio de problematizações da realidade de Santo Antônio de Pádua e região.

Entre os alunos concluintes, está Francisco Cardoso Benedicto, de 18 anos. Ele fez o Curso de Automação Industrial e agora se prepara para ingressar na faculdade, já aprovado para o Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design, da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. Moda é sua grande paixão, mas a escolha pelo Curso Técnico no IFF também veio de outra paixão: parque de diversão. “Um dia eu espero ter meu parque de diversão”, conta. Francisco é de Miracema e durante os três anos do curso ia e voltava todos os dias em uma van com outros colegas também estudantes do Instituto.

“Foi uma experiência incrível que me proporcionou vivências não só nas áreas de estudo, mas uma ampla visão da sociedade e da cultura da região. Automação Industrial foi o curso que mais me identifiquei e achei magnífico. Atendeu a todas as minhas expectativas, apesar de muitas melhorias, como novos equipamentos terem chegado já agora no final do curso, além de ter me dado base para fazer um ensino médio de qualidade e ingressar em uma boa faculdade”, comemora.

De acordo com Arthur, juntamente com a Unidade de Formação de Cordeiro – vinculada ao Campus Pádua -, neste ano de 2018 serão atendidos 500 estudantes. “Parabenizamos a todos os nossos formandos, seus responsáveis e desejamos que levantem a bandeira da educação profissionalizante pública e de qualidade. Parabenizo também os servidores, docentes e técnicos, que não mediram esforços para proporcionar uma educação de qualidade para nossos formandos", destaca.