CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Qualificação

Cursos de Verão no IFF Pádua contam com grande participação

por Comunicação Social do Campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria publicado 08/02/2019 08h19, última modificação 08/02/2019 08h37
Foram ofertadas 150 vagas distribuídas entre as três modalidades de cursos oferecidas.
Cursos de Verão tem grande participação no IFF Pádua

Alunos assistem aulas dos cursos de verão

Na segunda quinzena de 2019, o Instituto Federal Fluminense Campus Santo Antônio de Pádua, realizou os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de verão. Com carga horária de 40h cada, os cursos foram ministrados em turnos vespertinos e noturnos.

O destaque foi a grande adesão da comunidade nos cursos, que tiveram as todas as vagas preenchidas nas primeiras horas de inscrição. As modalidades ofertadas foram de Auxiliar de Eletricista Predial de Baixa Tensão, Espanhol Básico para turismo e Auxiliar de Gestão Financeira.

Arthur Rezende, diretor-Geral do campus Pádua, comemora a repercussão dos cursos em pleno mês de férias: “Em menos de 24 horas preenchemos as 150 vagas”. E ressalta a importância desse tipo de troca entre a instituição e a comunidade: “Essa proposta dos cursos de verão ajudou na divulgação do Instituto na comunidade: 60% dos alunos não conheciam o IFF, ou se conheciam, de forma muito rápida. É o IFF Pádua dialogando cada vez mais com o território”.

O diretor-geral também explica: "devido a posse recente de professores concursados, que não teriam possibilidade legal de usufruir das férias visto o pouco tempo de atuação, foi possível preencher o mês de janeiro ofertando uma formação extra aos alunos da instituição e da comunidade em geral".

John Keyne, que se inscreveu para o curso de auxiliar de eletricista, relata sobre as aulas: “Adorei a iniciativa do IFF Pádua. As aulas foram dinâmicas o tempo todo. O melhor de tudo é que pudemos ter aulas práticas. Os professores são excelentes”.

Gabriel Ecard, aluno do curso de Gestão Financeira, aponta como muito positivo as atitudes tomadas pela instituição em relação a comunidade: “O IFF Pádua vem oferecendo um grande número de cursos gratuitos em nossa região, buscando sempre um comprometimento com a comunidade. A facilidade de acesso a instituição e a qualidade do ensino oferecido foram os fatores principais para que eu realizasse a inscrição no curso de auxiliar em gestão financeira: um curso breve porém, de extrema importância para a comunidade e região. Sabemos que o índice de desemprego está cada vez maior, grande exigência das empresas é a qualificação profissional que é oferecida gratuitamente no Instituto Federal fluminense, Campus de Santo Antônio de Pádua”.

Professora do curso de gestão financeira, Marta Barros, diz que foi gratificante participar dessa iniciativa: “Os alunos compartilharam muitas ideias e assim, deixaram as aulas ainda mais dinâmicas. Como recém-concursada fico muito feliz de poder colaborar com o desenvolvimento da cidade e região por meio da formação profissional”.

Lívia Brasil, diretora de Pesquisa, Extensão e Cultura, avalia como positiva a iniciativa: “Os cursos de verão foram uma ótima oportunidade de integração entre ensino e extensão. O diálogo entre as diretorias fluiu muito bem”.