CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Mulher

Estudantes participam de atividade pelo Dia da Mulher

por Comunicação Social do Campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria publicado 13/03/2017 18h04, última modificação 16/03/2017 18h06
Discussões sobre o tema foram realizadas durante a aula de filosofia.
Estudantes participam de atividade pelo dia da mulher

Estudantes do 1.º e do 3.º ano do Ensino Médio Integrado do Campus Santo Antônio de Pádua participaram na última quinta-feira, 09 de março de 2017, durante a aula de filosofia, de uma atividade cuja temática girou em torno do Dia da Mulher.

Com ênfase no tema das minorias representativas e inclusão social, abordando também problematizações a respeito do corpo, da sexualidade, da identidade, da dualidade, do feminino/masculino e feminismos, a professora de filosofia Julianna Guimarães Henrique coordenou o trabalho ao lado da doutoranda em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora Suane Felippe Soares, que veio ao campus a convite.

“Em cada turma, o debate teve uma ênfase diferente”, relata Julianna. “A partir das respostas deles, problematizamos as questões e também os provocamos”, diz, acrescentando que a filosofia busca a essência dos conceitos, mostrando que a gente os utiliza muitas das vezes sem pensar. “Trabalhamos, primeiro, na desconstrução do conceito do que é ser mulher para a partir disso conversarmos sobre o Dia da Mulher e o seu sentido. ”, explica.

Suane conta que abordaram não só o sentido da criação do Dia Internacional da Mulher, como a posição dela na sociedade. “Nosso debate foi sobre cidadania, sobre a importância da equidade. Foi uma aula participativa com bastante troca”, destaca. Segundo ela, os estudantes mostraram-se envolvidos e inconformados com algumas constatações de que a mulher ainda precisa avançar muito em seu posicionamento. “Trouxemos para o debate as questões políticas por trás do Dia da Mulher, mas não apenas do ponto de vista do feminismo, como também da consciência das diferenças”, relata Suane que em seu Doutorado na UFRJ participa de várias atividades de extensão em escolas. “A comunicação no espaço acadêmico precisa ser constante e sempre um vai e volta, uma troca”, ressalta.