CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Debate

Evento discute desenvolvimento regional

por Comunicação Social da Reitoria publicado 04/09/2017 16h10, última modificação 04/09/2017 16h28
O I Sede Noroeste reuniu cerca de 260 participantes, entre estudantes, servidores, empresários, representantes de instituições e comunidade em geral.
I Sede Noroeste

Gestores do IFF Campus Pádua.

O Instituto Federal Fluminense Campus Santo Antônio de Pádua realizou o I Seminário de Desenvolvimento Regional do Noroeste Fluminense (I Sede Noroeste), no dia 30 de agosto de 2017, na sede da unidade.

O evento teve por objetivo discutir estratégias que promovam o desenvolvimento da região, por meio de palestra, mesa-redonda, oficinas e gincana. A programação contou com a participação de 260 inscritos, contando com a presença de empresários e autoridades regionais, comunidade acadêmica, entre alunos e servidores, representantes de instituições e comunidade em geral.

De acordo com a organizadora, a professora do campus, Camila Mendonça Romero Sales, o evento é fruto do projeto de pesquisa “Desenvolvimento regional: Santo Antônio de Pádua e seu entorno geográfico”, que vem sendo realizado há um ano. “A última etapa do projeto era organizar um workshop ou seminário para discutir as questões ligadas ao desenvolvimento regional”, explica. “A pesquisa tem por objetivo abordar como o Instituto pode influenciar no desenvolvimento do município”, complementa.

Camila diz que o evento superou as expectativas e que a organização não contava com um número tão significativo de participantes. “O Seminário cumpriu o seu papel; tivemos oficinas voltadas para o mercado de trabalho, por exemplo, e várias outras temáticas. Foi um pontapé inicial para que nos próximos anos a gente possa aumentar o porte do evento”, diz. Ela ainda destaca a participação intensa dos alunos, que serão atores fundamentais para o desenvolvimento da região.

Para o diretor-geral do campus, Arthur Rezende, é importante debater os desafios de se promover o desenvolvimento local e regional. “Não existe desenvolvimento sem integração dos mais variados agentes que fazem parte do território. O IFF Pádua, por meio do Sede Noroeste, possibilitou aos nossos estudantes, servidores e convidados uma excelente oportunidade de reflexão sobre as possibilidades e perspectivas para o Noroeste Fluminense e também como o IFF pode contribuir para esse desenvolvimento. Parabenizo a todos os envolvidos do Sede, que, certamente, se consolidará dentro do calendário de atividades do Campus Santo Antônio de Pádua", destaca.