CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

IFF Pádua e Unidade de Cordeiro oferecem vagas gratuitas para cursos técnicos

por Comunicação Social do Campus Bom Jesus com Comunicação Social do Campus Itaperuna e Reitoria publicado 30/03/2021 16h44, última modificação 30/03/2021 18h08
Há vagas para os Cursos Integrados em Automação Industrial, Edificações e Administração; Concomitantes em Edificações e Automação Industrial; e Concomitante em Mecânica da Unidade de Cordeiro.
IFF Pádua e Unidade de Cordeiro oferecem vagas gratuitas para cursos técnicos

O Instituto Federal Fluminense (IFF) lançou os editais para as seleções de ingresso em Cursos Técnicos de Nível Médio e Cursos de Graduação 2021 - 1º Semestre. O Campus Santo Antônio de Pádua oferece 175 vagas, sendo 105 para os Cursos Técnicos Integrados em Automação Industrial, Edificações e Administração e 70 para os concomitantes em Edificações e Automação Industrial, ministrados no período noturno. A Unidade de Formação de Cordeiro também oferta 25 vagas para o Curso Técnico Concomitante em Mecânica.

Devido à pandemia da Covid-19, as seleções terão formas diferenciadas de ingresso. Para os Cursos Técnicos será por meio de um sorteio público eletrônico, auditado e transparente, transmitido ao vivo pelo canal IFFTube. Cada candidato receberá um número para sorteio, cuja listagem será divulgada no dia 14 de abril, no Portal de Seleções.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas online, no Portal de Seleções ou diretamente no Portal de Inscrições, de acordo com os seguintes prazos:

• A partir de 25 de março para os Cursos Técnicos;

• A partir do dia 30 de março para os Cursos Superiores;

• E se encerram, em ambos os casos, às 22h do dia 12 de abril.

É necessário ter CPF, documento oficial de identificação com foto próprio e e-mail atualizado. O diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso do IFF, Marcelo Sarmento, alerta sobre a importância de informar um e-mail correto. "É fundamental que os candidatos tenham os seus dados cadastrados no portal de inscrições atualizados, tais como e-mail, telefone, endereço, entre outros, pois eles serão utilizados para comunicação com o candidato. Para aqueles que precisarem atualizar, o sistema permite a alteração".

Em Pádua e Cordeiro as vagas são para duas diferentes modalidades de ensino técnico:

INTEGRADO: O aluno cursa a formação técnica junto com o Ensino Médio no IFF, com aulas nos turnos da manhã e/ou tarde, durante três anos. As vagas são para os cursos de Automação Industrial, Edificações e Administração. É necessário ter concluído o Ensino Fundamental.

CONCOMITANTE: Nessa modalidade, o aluno cursa apenas a formação técnica no IFF. Há vagas para os cursos de Edificações e Automação Industrial, ambos noturnos. Os candidatos precisam ter concluído o Ensino Médio ou, no momento da matrícula, estar cursando, no mínimo, o 2º ano do Ensino Médio ou de curso equivalente em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Com o objetivo de apresentar os detalhes do processo seletivo e os cursos oferecidos pelas unidades, o IFF Pádua realizará uma série de lives no IFFtube. Confira a programação:

• 31 de março (quarta-feira), às 18h: Informações gerais sobre o Processo Seletivo (Acesse AQUI.)
  • 05 de abril (segunda-feira), às 19h: Curso Técnico em Administração
  • 06 de abril (terça), às 19h: Curso Técnico em Automação
  • 07 de abril (quarta), às 19h: Curso Técnico em Mecânica
  • 08 de abril (quinta), às 19h: Curso Técnico em Edificações

Tira-dúvidas

Para esclarecer quaisquer dúvidas, o candidato poderá encaminhar e-mail para atendimentoaocandidato@iff.edu.br ou para a Comissão de Processo Seletivo do Campus Pádua, pelo e-mail: candidato.padua@iff.edu.br, ou ainda pelo Whatsapp: (22) 3853 9659 (atendimento das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira).

"A Instituição optou por manter essas formas de ingresso, tendo em vista que a situação de pandemia do novo coronavírus não foi substancialmente alterada. Na verdade, estamos vivendo um novo e mais severo pico da doença e, por isso, consideramos mais seguro, prudente, transparente, democrático e inclusivo manter os modos de ingresso como ocorreram para o 2.º semestre de 2020, fazendo tudo de forma remota, online", ressalta Marcelo Sarmento.

Em todo o IFF estão sendo disponibilizadas 3.402 vagas em diversos cursos de nível médio e superior, distribuídas pelos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cambuci, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna, Macaé, Maricá, Quissamã, Santo Antônio de Pádua e São João da Barra e a Unidade de Formação de Cordeiro. A relação de vagas e cursos disponíveis em cada campus está disponível no Portal de Seleções

Distanciamento social

Os editais também deixam claro que, considerando a situação de emergência em saúde ocasionada pela pandemia da Covid-19, não haverá atendimento presencial. Portanto, qualquer atendimento aos candidatos será realizado por meios eletrônicos de comunicação.

Excepcionalmente, e enquanto perdurar a emergência em saúde pública ocasionada pela pandemia da Covid-19, as aulas ocorrerão através de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP) com a utilização de equipamentos digitais como celulares, tablets ou computadores e internet.