CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Diálogo

IFF Pádua promove encontros online com estudantes para troca de ideias e experiências

por Comunicação Social do Campus Pádua com Campus Bom Jesus publicado 29/05/2020 11h50, última modificação 29/05/2020 12h10
Segundo o diretor da unidade, Arthur Rezende, o objetivo é ouvir os estudantes em relação às implicações da pandemia no calendário acadêmico e na aprendizagem.
Cronograma de Reuniões

Cronograma foi planejado para que todas as turmas fossem ouvidas.

O Instituto Federal Fluminense Campus Santo Antônio de Pádua promoveu, nos dias 25, 26 e 27 de maio, encontros virtuais com estudantes de todos os cursos oferecidos nas unidades Pádua e Cordeiro, para discutir questões relacionadas ao calendário acadêmico e à aprendizagem durante o atual contexto de isolamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus. As reuniões também possibilitaram a reunião de informações sobre o acesso dos alunos aos meios de comunicação. Participaram dos eventos professores, equipe técnico-pedagógica e os coordenadores de curso, além dos discentes.

O diretor-geral do campus, Arthur Rezende, parabenizou os servidores e alunos que participaram da iniciativa e afirmou que, a partir das discussões, terão uma base de dados para tomarem novas decisões. As expectativas de Ana Paula Rabelo Côrtes, aluna do Curso Técnico Subsequente em Administração, são grandes. “Esperamos que o IFF consiga alcançar o maior número de alunos através do ensino com plataformas online. Já conhecemos o potencial do nosso corpo docente e sabemos que o ensino à distância não seria diferente durante esse período que estamos vivendo”, pondera. Daniele Campos Gecler, aluna do Curso Técnico Concomitante em Mecânica Industrial, oferecido na Unidade de Formação Cordeiro, vinculada ao IFF Pádua, acredita que em breve será possível reencontrar os colegas e professores e o retorno será com ainda mais foco nos estudos. “Enquanto isso, estamos contando com todo o suporte que nos é possível ser dado da parte dos nossos coordenadores e professores”, conta.

Descobrir novas formas de comunicação com os estudantes tem sido desafiador para os docentes. Manter os alunos motivados durante o afastamento do cotidiano escolar é um desses desafios, que encontra nos softwares de conferências online um meio de superação dos limites impostos pelo contexto de pandemia. “Em tempos difíceis essas reuniões tem sido muito importantes tanto para professores quanto para os alunos, promovendo aproximação do Instituto e trazendo motivação para os mesmos prosseguirem em sua jornada de formação profissional”, avalia o professor Petterson Borges Machado, do Curso Técnico em Mecânica, oferecido na Unidade de Cordeiro.

Para o estudante Octávio Gualberto Vieira, do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Automação Industrial, ser ouvido em um momento tão conturbado foi reconfortante. “A participação colaborou com a calma e estabilidade de todos os alunos. Pudemos ser ouvidos, opinar em questões de impacto direto em nossas vidas e discutir sobre nosso futuro”, disse. Ele acredita que os encontros foram também uma forma de honrar a democracia, demonstrando que o Instituto está buscando meios de fazer o melhor para cada membro da comunidade acadêmica.

As reuniões online são uma forma de prezar pela saúde dos alunos e servidores, conforme analisa o professor Igor Zanata, coordenador do Curso Técnico em Automação Industrial. “É importante ouvir e debater juntamente com o público discente para sabermos quais locais necessitam mais de nossa atenção”, considera. Ele destaca, ainda, que todas as metodologias serão estudadas cuidadosamente para que nenhum aluno se sinta excluído, possibilitando o avanço do ano letivo.

Também serão realizadas, em breve, reuniões com os pais e responsáveis. As datas e horários serão divulgados pela diretoria de Ensino e Políticas Estudantis do IFF Pádua.