CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Ensino Remoto

IFF Pádua promove troca de experiências com professor do IFSC com reflexões sobre o ensino integrado

por Comunicação Social do Campus Pádua com Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 20/11/2020 11h08, última modificação 20/11/2020 14h51
Encontro de capacitação aconteceu de forma online e teve a participação de professores e técnicos-administrativos do campus, discutindo a integração curricular como movimento de práxis cotidiana.
Encontro de capacitação no IFF Pádua

Professores e técnicos-administrativos participaram do encontro, que aconteceu pela internet

Servidores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Santo Antônio de Pádua participaram, na última quarta-feira, dia 17 de novembro, de um encontro de capacitação profissional e troca de experiências, promovido pela gestão do campus, com o professor do Campus Chapecó, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Adriano Larentes. A palestra "A integração curricular como movimento de práxis cotidiana: possibilidades para a sala de aula" aconteceu de forma remota, pela internet, e reuniu docentes e técnicos-administrativos em Educação do campus.

"Tratamos, nesse encontro, de pensar possibilidades em relação ao ensino integrado, que se materializa nos cursos de Ensino Médio Integrado e nos cursos de Educação de Jovens e Adultos, o Proeja. Então, como grupo, dialogamos e fizemos um levantamento inicial com a equipe para que pudessem dizer o que pensam e o que entendem como desafios da integração. E a equipe mostrou que um dos maiores desafios é justamente a formação docente", explicou o professor Adriano Larentes.

Ainda de acordo com Larentes, a ideia foi, a partir das experiências do IFSC, indicar possíveis caminhos, sempre deixando claro que depende muito da realidade local, mas que há muitos pontos de partida para que se possa consolidar essa trajetória do ensino integrado.

"Esse é um movimento de práxis, ou seja, um movimento que precisa se colocar na relação entre teoria e prática, exercitando por meio da promoção da integração dos nossos cursos e refletindo teoricamente sobre o que estamos fazendo", ressaltou.

O encontro foi organizado pela diretora de Ensino e Políticas Estudantis do IFF Pádua, Georgia Mangueira, após conhecer o professor Larentes num evento promovido pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

"Nosso corpo de servidores vivenciou um momento de formação continuada enriquecedora! Realizamos durante nossa reunião pedagógica, costumeiramente às quartas-feiras, a reflexão sobre integração curricular. E nesse dia foi diferente: nos foram apresentadas as práticas do Campus Chapecó, do IFSC, pelo professor Adriano Larentes. Conheci o professor numa palestra transmitida pelo IFAM e ao conversar com nosso diretor-geral sobre a proposta, fizemos o convite, e o que nos foi gerado nessa tarde, resumo como uma efervescência de projetos e possibilidades", contou Georgia.

Para a técnica em Assuntos Educacionais Rafaela Moraes Cruz, que atua na Direção de Ensino do IFF Pádua, a troca de experiências trouxe para o centro das discussões um tema que é vivenciado diariamente no cotidiano escolar do campus.

"Com a preocupação de entender nossas percepções sobre o assunto, o professor nos apresentou o quanto integrar é possível mesmo não sendo uma tarefa fácil. Tratou sobre a importância do trabalho entre docente e equipe pedagógica e como a integração é uma construção coletiva. Hoje crescemos mais um pouco enquanto escola, enquanto grupo de trabalho!”, ressaltou.

O professor de Física Ubirajara Junior foi um dos docentes que participaram do encontro. Ele ingressou no Instituto há pouco mais de cinco meses, tomando posse no cargo já durante o período de suspensão das atividades presenciais, em decorrência da pandemia da Covid-19.

"As APNP (Atividades Pedagógicas Não Presenciais) de certa forma estão nos ajudando a abrir a mente sobre novas ferramentas e novos instrumentos que podem ser muito úteis para implantar esse tipo de estrutura de um ensino integrado. Creio que a grande dificuldade é justamente começar, pois como implementar cursos, disciplinas ou mesmo conteúdos integrados se nunca tivemos nada parecido com o que estamos vivenciando? A importância de palestras como essa do professor Larentes é nos dar um norte para esse começo, mostrar como dar esses primeiros passos para uma experiência que possa ser bem sucedida", afirmou Ubirajara Junior.

Para o diretor-geral do IFF Pádua, Arthur Rezende, momentos como esse de troca de experiências são fundamentais para a rede.

"Agradeço ao professor Adriano Larentes pela disponibilidade e de ter proporcionado uma tarde de reflexão e reafirmação do ensino integrado enquanto uma decisão institucional da rede. Temos que buscar meios de tentar chegar próximo à concepção do ensino médio integrado", ressaltou.