CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Mobilidade

Projeto Mobilizar utiliza peças de bicicleta em cadeira de rodas

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/10/2018 10h53, última modificação 15/10/2018 17h58
O trabalho será apresentado na X Mostra de Extensão IFF-Uenf-UFF e II UFRRJ no dia 18 de outubro.
Projeto Mobilizar, do IFF Santo Antônio de Pádua, dá mais acessibilidade a cadeirantes

Projeto ficou em 1° lugar na competição de protótipos da VII Semana Acadêmica do IFF Itaperuna

As cadeiras de rodas são equipamentos indispensáveis na vida de pessoas com deficiência parcial, temporária ou total de locomoção, seja essa deficiência permanente ou transitória. Soluções como cadeiras de rodas automatizadas já estão disponíveis no mercado, porém com preços pouco acessíveis.

Neste sentido, o Projeto Mobilizar, desenvolvido pelo professor Igor Martins Zanata, coordenador do Curso de Automação Industrial do IFF Santo Antônio de Pádua, tem como objetivo adaptar um sistema de motorização utilizando-se de peças de bicicletas elétricas novas e usadas (motor, baterias, módulo controlador, etc), em uma cadeira de rodas simples, fazendo todas as adaptações necessárias ao menor custo possível, estimado em aproximadamente R$ 2.000,00 (dois mil reais).

O protótipo encontra-se pronto para testes reais com um cadeirante, que dará feedback do usuário para possíveis melhorias. Um vídeo apresentando a criação foi gravado por um bolsista do projeto, Victor de Oliveira Cabral Souza, e obteve mais de 10 mil visualizações e 200 compartilhamentos nas redes sociais em três dias.

O aluno bolsista Ivan Henrique Thomaz Muniz aponta que os benefícios são muitos. "Com a cadeira de rodas motorizada, o deficiente poderá ir aonde desejar sem precisar do auxílio de ninguém e utilize nenhum tipo de força nos braços”, afirma.

Henrique Brandão Bairral Muniz, aluno bolsista, explica que "socialmente constituindo-se de uma minoria, o alvo do projeto são os cadeirantes (permanentes ou temporários), onde possibilitamos uma locomoção mais digna e independente, com uma rotina menos exaustiva e mais eficiente".

O projeto participou de uma competição de protótipos na VII Semana Acadêmica do IFF Itaperuna, de 24 a 28 de setembro, e ficou em 1° lugar na categoria. O trabalho também será apresentado na X Mostra de Extensão IFF-Uenf-UFF e II UFRRJ, no dia 18 de outubro, e participará também da Semana do Saber Fazer Saber, no Campus Campos Centro, nos dias 24 e 25 de outubro.