CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Evento

SACAIFF acontece até esta sexta-feira, 27 de setembro, com mais de 80 atividades no IFF Pádua

por Comunicação Social do Campus Pádua com Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 26/09/2019 17h18, última modificação 26/09/2019 17h28
A abertura oficial foi realizada nesta quarta-feira, numa sessão solene com a presença do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, e do prefeito de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal.
Abertura do SACAIFF

Abertura do SACAIFF, com palestra do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Santo Antônio de Pádua receberá até esta sexta-feira, dia 27 de setembro, um público estimado em cerca de mil pessoas, que participarão das mais de 80 atividades programadas em sua 3ª Semana de Divulgação Científica e Cultural (SACAIFF).

A abertura oficial do evento aconteceu na tarde desta quarta-feira, 25 de setembro, numa sessão solene com a presença do reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo; do prefeito de Santo Antônio de Pádua, Josias Quintal; do diretor-geral do IFF Pádua, Arthur Rezende da Silva; da diretora de Pequisa, Extensão e Cultura, Lívia Brasil Viana Matta; e da diretora de Planejamento Institucional, Camila Romero Sales.

"O SACAIFF chega a sua terceira edição consolidando-se como um dos maiores eventos acadêmicos e culturais do Noroeste Fluminense. Nessa semana em que comemoramos os 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual nosso IFF Pádua faz parte, temos grande satisfação de termos o SACAIFF como exemplo da força da interiorização dos institutos federais", ressaltou o diretor-geral.

Ainda segundo Arthur Rezende, esse é um momento importante para toda a comunidade do Campus Pádua:

"Toda nossa comunidade acadêmica se empenhou muito para realizar um grande evento, mesmo em tempo de orçamento bastante limitado. E esses 110 anos também nos fazem refletir sobre o que devemos apontar para o futuro, o que precisa melhorar, o que precisamos lutar para garantir. Uma coisa é certa, no que depender do IFF Pádua, nossa escola será cada vez maior, cada vez mais humana. É o momento de reafirmar que é importante lutar por essa escola, para que ela se mantenha com a qualidade que vem exercendo ao longo dos seus 110 anos".

O SACAIFF conta com mais de 80 atividades em sua programação, todas gratuitas e abertas ao público, entre elas feira tecnológica, iniciação científica, atrações culturais locais, mesa-redonda com empresários e lideranças regionais, palestras, feira de trocas, minicursos e oficinas. A programação completa está disponível no site https://eventos.iff.edu.br/sacaiff.

Para o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, o evento é fundamental para a ampliação de oportunidades para os alunos do campus e também como espaço reflexivo.

"Fico muito feliz de ver que mesmo diante dos estreitamentos, essa comunidade não se subjuga e pensa de maneira criativa em como superá-lo. Esse evento é uma grande resposta que vocês estão dando e que nos entusiasma, porque quando a escola perder o entusiamo, não sei onde iremos buscar. A gente tem que olhar para a juventude com brilho nos olhos, pois vocês serão aqueles que irão inventar um futuro que seja bom para todos e não como um passado que sempre privilegiou apenas alguns", disse em seu discurso para alunos, servidores e visitantes.

O prefeito de Pádua, Josias Quintal, também aproveitou para destacar o privilégio de a cidade poder contar com um Instituto Federal.

"O IFF não é uma ilha, não é algo distante. É uma instituição da população. Dizem que o maior capital humano hoje é o conhecimento, então, quando participo de um evento desses, fico imaginando o Brasil lá na frente. Se fizermos uma avaliação no mundo, vemos, nos países que despontaram em tecnologia, como a qualidade de vida melhorou, como se impuseram no cenário mundial. O mundo é competitivo. Quem sabe nossa região um dia não desponta como uma região industrializada? Pode demorar, mas vemos que cabeças estão sendo tocadas. Tenho muito orgulho pela minha cidade ter um IFF", afirmou o prefeito.

Nesta sexta-feira, 27 de setembro, último dia de evento, estão programadas atividades como Mostra Científica e Cultural (com exposição e explicação de trabalhos de alunos dos cursos técnicos); Feira de Ciências Itinerante da UENF; palestras "Do luxo ao lixo" e "Toma que o filho é teu: análise do cuidado parental nas relações animais"; apresentação de trabalhos acadêmicos; as atrações musicais "Vozes no Silêncio" e "Brasil Nostalgia", com alunos do Campus Itaperuna; e a exibição do filme Heróis, dentro da 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos.