CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Evento

SACAIFF: alunos do IFF Pádua apresentam projetos para comunidade em Mostra Científica e Tecnológica

por Comunicação Social do Campus Pádua com Comunicação Social do Campus Itaperuna publicado 25/09/2019 15h48, última modificação 25/09/2019 15h52
Evento, que tem entrada gratuita e aberta ao público, acontece até a próxima sexta-feira, dia 27 de setembro.
SACAIFF no Campus Padua

Alunos fazem apresentação de protótipos em laboratório do IFF Pádua

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Santo Antônio de Pádua abriu, na manhã desta quarta-feira, dia 25 de setembro, a 3ª edição de sua Semana de Divulgação Científica e Cultural (SACAIFF), com a apresentação para a comunidade de projetos desenvolvidos pelos alunos de seus cursos técnicos. A Mostra Científica e Tecnológica acontecerá ao longo dos três dias do SACAIFF, sempre das 8h às 11h, com entrada aberta ao público e visitas agendadas por escolas públicas da região. A programação do evento inclui ainda uma série de palestras, oficinas, minicursos, atrações culturais e apresentação de trabalhos acadêmicos (Veja AQUI), além de atividades do 3º Seminário de Desenvolvimento Regional do Noroeste Fluminense (SEDE).

Aluno do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Administração, Elias Silva, de 17 anos, apresentou aos visitantes da Mostra Científica e Tecnológica o protótipo de uma extensão de mesa para ser acoplada, por alunos canhotos, em carteiras fabricadas originalmente para pessoas destras. Todo o equipamento foi desenvolvido e construído por ele e colegas de turma, com o objetivo de apresentar uma solução de baixo custo para escolas.

"É muito bom termos a oportunidade de apresentar o Instituto e nossos projetos para o pessoal de fora. Eu também visitei o IFF com meu antigo colégio antes de participar do processo seletivo e, naquele dia, pensei: 'tenho que vir estudar nessa escola'. Hoje, estou aqui e posso mostrar um trabalho que estamos desenvolvendo a partir das aulas. Escolhi o curso de Administração para poder ajudar no negócio dos meus pais, de conserto de bicicletas. Estou aprendendo muito com esse trabalho da extensão de mesa para canhotos, desde a montagem do plano de negócios e desenvolvimento do produto até a formação de preços e divulgação", explica o aluno.

Alunos apresentam projeto de extensão de mesa para canhotos no SACAIFF

A Mostra Científica e Tecnológica tem como público-alvo principal os alunos do 6° ao 9° da rede pública, para que eles possam conhecer um pouco mais sobre a formação técnica. A atividade é dividida em duas partes: nas salas de aula, foram montadas salas temáticas com projetos de Artes e de Administração, como o Ecopencil (um lápis feito de borra de cafe e papelão); o Eco-vase (um vaso de plantas feito com sementes de abacate); uma feira de antiguidades e um labirinto de sentidos, entre outros.

Também aluna do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Administração, Ana Clara Gouvea, de 16 anos, faz parte do grupo que desenvolveu o lápis ecológico Ecopencil, um projeto com orientação de professores das áreas de Administração, Química e Edificações, que também está sendo apresentado na Mostra.

"Começamos do zero nosso projeto, pesquisando alternativas para o uso da madeira na fabricação de lápis. Fizemos testes com diferentes materiais, até chegar ao papelão e borra de café. Todo o material utilizado é de descarte e tem sido recolhido dentro do próprio IFF, pois o objetivo era ter um produto que fizesse parte do nosso dia a dia e fosse sustentável", ressalta Ana Clara.

Nos laboratórios do campus, o foco da Mostra é a exibição de protótipos e maquetes produzidos pelos alunos de Edificações e Automação, além de uma sala temática sobre os 150 anos da tabela periódica, no laboratório de Química.

Ivan Henrique Muniz, de 17 anos, está no 3° ano do Curso Técnico Integrado em Automação e Controle e desenvolveu, com mais dois colegas de turma, um protótipo de cofre com tranca eletrônica para ser apresentado na Mostra. O projeto teve início em março, com uma primeira versão feita de papelão. O grupo aperfeiçoou a ideia para a apresentação no SACAIFF, produzindo uma segunda versão, dessa vez de MDF. Agora, o protótipo será transformado em trabalho de conclusão de curso e ganhará leitor biométrico.

"Também participei da mostra no ano passado, só que com um projeto bem simples. Mas, agora, é nosso último ano e trabalhamos duro. Tem sido uma experiência muito legal, que teve momentos de frustração, já que nem sempre as coisas dão certo como gostaríamos, e de muita alegria, como agora ver o projeto funcionando e poder mostrar para os visitantes", conta o rapaz, que também conheceu o IFF por meio de uma visita guiada com sua turma do Ensino Fundamental.

Professor da área de Automação e Controle do Campus Pádua, Gabriel Solino é um dos orientadores de projetos apresentados por alunos na Mostra. Segundo ele, o evento tem um papel importante na motivação dos estudantes para o desenvolvimento de trabalhos práticos, a partir de conceitos aprendidos em sala de aula.

"Percebemos neles um sentimento de satisfação ao poder explicar para pessoas de fora os projetos que estão desenvolvendo aqui no Instituto. É um divisor de águas em termos de estímulo para eles colocarem em prática seus conhecimentos. Sem falar do ponto de vista de quem vem de fora, em sua maioria alunos do Ensino Fundamental, que acabam se sentindo motivados a também estudar aqui no IFF, a partir do momento em que visualizam na prática o que nossos alunos são capazes de produzir e também os espaços que temos à disposição para essa formação técnica. O que é mostrado para eles é o que fazemos em nosso dia a dia de aulas", explica o professor.

Na sexta-feira, dia 27 de setembro, último dia de evento, a Mostra será encerrada com a participação de alunos e servidores da Universidade Estadual do Noroeste Fluminense (Uenf), que estarão no IFF Pádua com sua Feira de Ciências Itinerantes, a partir das 11h, no pátio do campus.