CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Experiência profissional

Unidade de Formação de Cordeiro promove palestra com piloto de ROV

por Dayanne Vieira Maia publicado 10/05/2016 12h17, última modificação 10/05/2016 12h17
O técnico de ROV da empresa Oceaneering, Gilmar Furriel, conversou com os alunos do Curso Técnico em Mecânica sobre sua profissão, de operador de um submarino robô.
Alunos de Cordeiro participam de palestra com piloto de ROV.jpg

O técnico Gilmar fala sobre sua experiência profissional

O palestrante falou sobre suas atividades na Oceaneering, explicando aos alunos como é o trabalho embarcado e as etapas do processo seletivo que participou para ingressar na empresa. Gilmar também apresentou um vídeo e tirou dúvidas dos estudantes.

A profissão piloto de ROV (sigla em inglês para robôs subaquáticos controlados remotamente), é nova e promissora no país, pois estes operadores estão sendo recrutados para a exploração de petróleo em águas profundas, na camada pré-sal. Para atuar nesta área, o profissional tem que dominar a tecnologia e falar inglês.

Cordeirense, Gilmar fez o Curso Técnico Automação no campus Campos Centro do IFFluminense e já trabalha na empresa há 6 anos. "Eu tive que sair de Cordeiro para me qualificar. Hoje os alunos nem precisam sair daqui para estudar. Agora é se dedicar ao curso porque o esforço compensa", disse o palestrante.

Para o coordenador do Curso de Mecânica da Unidade de Formação de Cordeiro, Thiago Menezes, essa relação dos alunos com profissionais que estão nas empresas é muito importante. “Eles conhecem diferentes áreas em que poderão atuar e quais as competências que deverão ter no final do curso para terem mais chances no processo seletivo", avalia.

Já o aluno Matheus Fernandes relata que a palestra despertou a vontade de conhecer e querer trilhar por esse caminho: "Não sabia o que era e da existência dessa parte na indústria offshore; acabou que gostei muito dessa parte e quero me especializar nesse assunto. Agradeço ao Gilmar por ter vindo nos apresentar sua profissão, pois sem isso eu não teria como me interessar sobre algo assim e ver que é algo que eu posso seguir", disse o estudante.

Saiba mais: A Oceaneering é líder mundial em treinamentos de ROV e possui um Centro de Treinamento em Macaé. Os instrutores da empresa já treinaram mais de 900 pessoas, entre cursos básicos e avançados. Os cursos são realizados em português e contam com salas de aula e laboratórios tecnológicos e simuladores modernos.

Para fazer o treinamento é necessário possuir registro atualizado no CREA e certificação em um dos seguintes cursos: Mecânica, Elétrica/Eletroeletrônica/Eletrônica, Eletromecânica, Automação, Metalurgia e Engenharia (Mecânica, Elétrica e Automação).

Comunicação Social do campus Santo Antônio de Pádua com Reitoria