CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Nucleape promove capacitação para gestores do IFF Pádua

por Campus Santo Antônio de Pádua com Comunicação Social da Reitoria publicado 04/05/2017 14h29, última modificação 05/05/2017 11h24
Encontro teve como tema central o minicurso "Condutas sistêmicas gestoras de curto, médio e longo prazo, visando à permanência e êxito dos estudantes: um projeto piloto"
Pádua_Tratado.jpg

Capacitação do dia 25 de abril no Campus Santo Antônio de Pádua

O Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (Nucleape) promoveu um debate com gestores e servidores da Assistência Estudantil do Campus Pádua acerca do papel do gestor/servidor e a sua relação com a permanência, no dia 25 de abril de 2017. Com o título “Condutas sistêmicas gestoras de curto, médio e longo prazo, visando à permanência e êxito dos estudantes: um projeto piloto”, o encontro proporcionou um momento de reflexão sobre potenciais instrumentos de gestão para aproximar o campus do território, como o planejamento situacional, e contou com a presença do professor da Uenf, Gerson Tavares do Carmo, líder do Nucleape.

“Para a equipe do Nucleape é prioridade conhecer esse mundo invisível - o processo de um servidor/estudante permanecer num campus do IFFluminense - por qualquer tempo, em qualquer situação. É um mundo novo, desconhecido, ainda sob as sombras provocadas pelos holofotes da evasão escolar, que mais ilumina o que falta em qualquer lugar, em qualquer sujeito ou situação, desorientando mais do que indicando caminhos que, sem pressa e sem parar, podem mudar a mentalidade sobre os sentidos da existência de um Instituto Federal em cada território.", frisou Gerson.

De acordo com o diretor-geral do Campus Pádua, Arthur Rezende, o encontro oportunizou uma provocação a todos sobre o papel do Instituto na transformação do território: "Esse encontro nos fez refletir que a permanência, em seu sentido amplo, deve ser o principal indicador da qualidade educacional. O sentimento de pertencimento de perpassar nossas ações, tanto as dos alunos, quanto também dos servidores.” Ainda segundo Arthur  “o tempo em que estivermos nesta instituição, seja servidor, seja aluno, tem que ter como consequência uma transformação social.”

Para Rogéria Araújo Grillo, coordenadora do Registro acadêmico, a capacitação trouxe à tona questões pertinentes: “O encontro me possibilitou, particularmente, entender a responsabilidade que temos com a questão de pertencimento a nossa instituição, de como é importante participar e gostar disso. Muito bom o treinamento. Acho que podíamos nos possibilitar mais tempo para essas discussões.”

Foi a segunda vez que o Nucleape esteve no Campus Santo Antônio de Pádua. O Núcleo também esteve na instituição em fevereiro deste ano, no Encontro Pedagógico, a convite da Direção-geral do campus.