CAMPUS SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

Estágio

Informações sobre Estágios dos cursos oferecidos no Campus Santo Antônio de Pádua

Com alegria disponibilizamos estes documentos à Comunidade do Campus Santo Antônio de Pádua do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense e à comunidade na qual o mesmo campus está inserido e com a qual dialoga. Tratam-se de orientações sobre a realização de estágio.

 

 

Estágio

 

Disponibilizamos orientações para elaboração de relatórios finais de estágio, formulários diversos e um manual, cujo objetivo é sanar as dúvidas de discentes que pretendam fazer o estágio curricular supervisionado, de docentes que venham a orientá-los, de servidores que venham a supervisionar estágios realizados no campus e de concedentes (pessoas físicas ou jurídicas) que ofereçam oportunidades de estágio para alunos, informando dos benefícios, das obrigações e dos direitos das partes.

Com esses documentos, esperamos que seja sanada a necessidade de adequar à realidade do campus as normativas legais e regulamentações do Instituto da dimensão operacional do estágio, que está sob a responsabilidade da Direção de Pesquisa, Extensão e Cultura.

Algumas questões de operacionalização do estágio não previstas na legislação, jurisprudência e normativas institucionais vigentes, foram apreciadas em conjunto pelas Direções de Ensino e Políticas Estudantis e de Pesquisa, Extensão e Cultura, com a Gestão de Estágio e os Coordenadores de Curso, e ratificadas unanimemente pelo Conselho do Campus na reunião de 19 de outubro de 2017.

Esperamos que sejam cada vez mais fortalecidas a integração Instituto-Comunidade e a formação acadêmico-profissional de nossos discentes e futuros profissionais capacitados para atuar na região.

 

 
 
  • Documentos para Download:
  1. Aditivo ao Termo de Compromisso de Estágio (caso seja necessário alterar alguma informação no Termo de Compromisso original, como a inserção de novas atividades a realizar, ou ajustes nos valores de bolsa, entre outros)
  2. Atestado de Agendamento de Avaliação (para informar e justificar jornada reduzida em véspera de avaliação)
  3. Carta de Interesse de Estágio (caso a oportunidade de estágio seja anunciada pelo IFF e venha a ocorrer alguma seleção de alunos)
  4. Ficha de Avaliação de Estagiário pelo Professor-Orientador (para entregar na DPEXCCSAP no final do estágio)
  5. Ficha de Avaliação de Estagiário pelo Supervisor da Concedente (para entregar na DPEXCCSAP no final do estágio)
  6. Folha de Frequência de Estagiário (para entregar mensalmente na DPEXCCSAP no início de cada mês, referente ao mês anterior)
  7. Manual do Estagiário (para sanar dúvidas diversas)
  8. Modelo de Relatório de Estágio (Não é necessário solicitar autorização para editar. Após abrir o documento, vá em Arquivo -> Fazer uma cópia)
  9. Particularidades dos Cursos do Campus Santo Antônio de Pádua (detalhes sobre pré-requisitos para iniciar e sobre carga horária mínima para se utilizar o Relatório Final de Estágio como TCC)
  10. Termo de Compromisso de Estágio (contrato inicial e obrigatório para iniciar o estágio)
 

Aluno Trabalhador:

Segundo o art. 126 da Regulamentação Didático-Pedagógica (RDP) do IFF (Resolução CONSUP/IFFLU nº 209, de 23 de novembro de 2023), os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) devem prever as situações em que é possível a dispensa de estágio obrigatório ou sua validação por meio da realização de outra atividade, tais como experiência profissional da área do curso etc.
Como o Manual do Estagiário e os PPC dos cursos do campus são anteriores à RDP, enquanto não se reformulam os PPC para adequação à nova RDP, mantém-se a dispensa de carga horária de estágio de alunos trabalhadores, para fins de aproveitamento de relatório de atividades como Trabalho de Conclusão de Curso, conforme previsto no Manual do Estagiário do campus.
Apresentamos também uns poucos formulários para atendimento às necessidades de alunos trabalhadores. Esperamos amadurecer mais as oportunidades e caminhos para esses casos.
  • Documentos para Download:
  1. Declaração de Atividades de Aluno Trabalhador (em que o empregador lista as atividades realizadas pelo trabalhador para que seja analisada a pertinência e afinidade à área do curso)
  2. Solicitação de Aproveitamento de Vínculo Empregatício (em que o aluno solicita que as atividades que irá realizar no trabalho formal sejam consideradas para dispensa da carga horária de estágio)
registrado em: Estágio