CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Debate

Campus São João da Barra promove debate entre os candidatos à prefeitura do município

por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 15/09/2016 10h25, última modificação 15/09/2016 10h25
O debate, marcado para o dia 19 de setembro, às 18h, contará com a participação de representantes da comunidade interna e externa do Campus Avançado São João da Barra.

O evento será realizado no auditório montado no campus

O IFFluminense – Campus Avançado São João da Barra vai promover, na próxima segunda-feira, dia 19 de setembro, às 18h, um debate entre os candidatos à prefeitura de São João da Barra. Os candidatos Carla Machado e José Amaro Martins de Souza (Neco) foram convidados a participar do debate.

O evento, que será realizado no auditório montado no campus, com capacidade para 300 pessoas, contará com a participação de representantes da comunidade interna e externa, divididos nas seguintes proporções: 10 representantes da Reitoria do Instituto Federal Fluminense; 40 servidores do Campus Avançado São João da Barra; 11 representantes do Grêmio Estudantil Meirelles Peixoto; quatro representantes da comunidade externa e dos alunos egressos, pertencentes ao Conselho de Campus; dois representantes da Prumo Logística; um representante do Conselho Comunitário de Segurança; um representante da Polícia Civil (145º DP); um representante do 8° Batalhão de Polícia Militar; e os nove vereadores do município. Serão reservados 10 lugares para a imprensa e 210 lugares para alunos do IFFluminense e seus respectivos responsáveis.

Cada candidato poderá levar até 20 assessores para o debate, que terá cinco blocos, com cinco minutos de intervalo entre estes. A consulta dos candidatos a sua assessoria será permitida somente no intervalo entre os blocos.

As pessoas que não tiverem acesso ao local do debate poderão permanecer no pátio do campus. A entrada de espectadores nesse espaço será controlada a um limite de 400 pessoas, que serão contabilizadas pela ordem de chegada. Os portões serão abertos às 17h30min.

De acordo com o diretor-geral do Campus Avançado São João da Barra, Valdeir Júlio, “a realização do debate, que é o primeiro do município, surgiu a partir do interesse dos alunos, pais e servidores em fazer parte deste processo democrático. Será uma oportunidade para discussão de ideias e propostas”, destaca o diretor.

A ordem de pronunciamento dos candidatos será definida por sorteios, que serão realizados pelo mediador do debate e professor do campus, Ângelo Gonçalves. O debate terá cinco blocos, sendo os primeiros quatro blocos com duração de 24 minutos, e o último com duração de quatro minutos. Os blocos foram divididos da seguinte forma:

1° Bloco:

No 1° bloco, com temas livres, os candidatos farão perguntas entre si. Cada candidato fará duas perguntas de forma intercalada. Dessa forma, teremos totalizadas quatro perguntas e quatro respostas no bloco, com direito à réplica e à tréplica, caso os candidatos julguem necessário.

2° Bloco:

No 2º bloco, os candidatos responderão a quatro perguntas, de forma intercalada, formuladas previamente por representantes do Conselho de Campus, Grêmio Estudantil, pais e/ou responsáveis e servidores, nesta ordem.

3° Bloco:

O 3º bloco contará com quatro perguntas entre os candidatos, que deverão ser formuladas dentre os seguintes temas: Cultura/Lazer; Economia; Educação; Emprego e Renda; Moradia; Porto do Açu; Plano Diretor; Saneamento Básico; Saúde; Segurança; Sustentabilidade e Transporte.

As perguntas serão feitas de maneira intercalada, por ordem de sorteio. Os temas serão sorteados pelo mediador do debate.

4° Bloco:

Neste bloco, quatro pessoas do auditório serão sorteadas para formularem perguntas acerca dos temas restantes do bloco anterior. Todas as pessoas, exceto vereadores e assessores das coligações, que assinalarem, no momento da chegada, o interesse em formular perguntas para os candidatos, receberão uma numeração na entrada do campus. Essa numeração será utilizada para ser efetuado o sorteio de quem escolherá o tema e formulará as perguntas. O sorteio e a elaboração das perguntas ocorrerão no intervalo entre o terceiro e o quarto blocos. As perguntas ficarão em posse do mediador até que, no início deste bloco, seja sorteado o primeiro candidato, que iniciará o processo de resposta. A ordem das perguntas obedecerá à ordem do sorteio dos elaboradores delas, sendo as respostas intercaladas entre os candidatos, com direito à réplica e/ou tréplica, caso seja necessário.

5° Bloco:

Neste bloco, os candidatos terão dois minutos para suas considerações finais.

Credenciamento para cobertura do debate - Os veículos de comunicação que desejarem cobrir o debate devem fazer seu cadastro, informando nome e instituição, por meio do envio de e-mail, para o endereço debate.iffsjb@gmail.com, até às 12h do dia 16 de setembro. Caso haja mais de dez veículos inscritos, será realizado um sorteio no dia 16 de setembro de 2016, às 17h, no Gabinete da Direção do campus. O credenciamento da imprensa ocorrerá no dia do debate, às 15h30min, no Registro Acadêmico do Campus Avançado São João da Barra.

Campus Avançado São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria