CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Apresentação

Veja informações sobre o projeto Astrônomo Amador.

 O Programa Astrônomo Amador do IFF é um Programa Institucional multicampi coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

 Desde cedo, na antiguidade, há registros de observações dos corpos celestes. Antigos escritores chineses relataram sobre fenômenos astronômicos, como eclipses, cometas, entre outros. A navegação só foi possível a noite, durante a expansão marítima, graça a utilização da lua e estrelas (Ramalho et al., 1995). Dessa forma, a Astronomia é um elemento motivador e por ter um caráter multidisciplinar, desperta a curiosidade científica dos estudantes e seu interesse pelas ciências. Melhorando assim a prática docente no ensino (Gonzalez, 2004).

 A experiência com oficinas e palestras sobre Astronomia tem demostrado que esse assunto atrai a atenção de estudantes e comunidade (Belusso e Sakai, 2013), porque desperta e serve de ferramenta motivadora de ensino. O projeto de extensão em Astronomia tem por finalidade realizar a montagem de um observatório, palestras, e observações por telescópios no campus do IFFluminense no município de São João da Barra, para a comunidade