CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Calendário Acadêmico

Campus São João da Barra divulga nota sobre ingresso de novos alunos

por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 11/02/2021 19h07, última modificação 10/10/2023 13h05
Início das aulas do ano letivo 2021 está previsto para o dia 21 de junho.
Campus São João da Barra divulga nota sobre ingresso de novos alunos

O Campus Avançado São João da Barra do Instituto Federal Fluminense comunica que foi aprovado no dia 11 de fevereiro de 2021 pelo Conselho Superior do IFF, órgão máximo da instituição, a reorganização e encerramento do Calendário Acadêmico do ano letivo de 2020 do campus. O calendário aprovado prevê a finalização do ano letivo de 2020 no dia 1° de junho e o início das aulas do ano letivo 2021 no dia 21 de junho desse ano.

Informações sobre o Processo Seletivo 2021 - 1.º Semestre devem ser publicadas nas próximas semanas. Informações como vagas, datas e formas de acesso (provas, sorteio público, análise de histórico escolar ou outra forma a ser definida posteriormente), assim como todas as demais etapas necessárias para realização do Processo Seletivo para os Cursos Técnicos serão divulgadas conjuntamente.

“Sabemos dos anseios de todos os estudantes que almejam ingressar em nossa instituição. Com a aprovação do calendário de reorganização e encerramento do ano letivo 2020, temos definido para o dia 21 de junho o início do ano letivo 2021. Esse certamente será um dia muito especial para todos nós, pois será o dia em que receberemos novos alunos, mostrando que a nossa instituição passou por esse período tão desafiador e que continuará oferecendo uma educação pública de qualidade para a sociedade sanjoanense. O Campus São João da Barra se esforçará para regularizar o mais breve possível o seu ano acadêmico dentro do ano civil”, afirmou o diretor-geral do campus, professor Paulo Vidal.

No Campus Avançado São João da Barra serão ofertadas vagas para ingresso nos seguintes cursos:

• Curso Técnico Integrado em Construção Naval: o estudante cursa de forma integrada o ensino médio e o técnico em construção naval. Para ingressar nesse curso é preciso comprovar na data de matrícula a conclusão do ensino fundamental em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Curso Técnico Integrado em Petróleo e Gás: o estudante cursa de forma integrada o ensino médio e o técnico em petróleo e gás. Para ingressar nesse curso é preciso comprovar na data de matrícula a conclusão do ensino fundamental em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Curso Técnico Concomitante em Eletromecânica: o estudante obtém a formação técnica em eletromecânica no IFF. Para ingressar nesse curso é preciso ter concluído o Ensino Médio, ou, no momento da matrícula, estar cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio em cursos regulares ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O Curso Técnico Subsequente em Eletrotécnica, também ofertado no Campus São João da Barra, ocorre no período noturno através de um itinerário formativo, sendo composto por três módulos de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e um módulo final para conclusão do curso técnico. Informações sobre ingresso neste curso serão publicadas posteriormente.

Diante da pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19), o IFFluminense suspendeu, a partir de março de 2020, por meio da Portaria N.º 207/2020 - REIT/IFFLU, os calendários acadêmicos dos campi. Devido a possibilidade de contagem de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima, em razão da pandemia, o ano letivo 2020 foi retomado, no dia 14 de setembro, no Campus Avançado São João da Barra, por meio das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP).

Mais informações sobre a reorganização e encerramento do Calendário Acadêmico do ano letivo de 2020 estão disponíveis na Página das APNP do campus.