CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Notícias

Bismarck Solaris

Campus São João da Barra lança barco movido à energia solar

por Comunicação Social da Reitoria publicado 28/11/2016 11h17, última modificação 05/12/2016 13h44
A embarcação modelo catamarã, que utiliza fonte renovável de energia solar, foi lançada no dia 25 de novembro, dentro da programação da I Semana Acadêmica do campus.
Campus São João da Barra lança barco movido à energia solar

O barco Bismarck Solaris, conduzido pelo servidor Charles Gava, do Polo de Inovação (Fotos: Pablo Nascimento - PICG)

 O último dia da I Semana Acadêmica do Campus Avançado São João da Barra foi marcado pelo lançamento do Barco Bismarck Solaris, desenvolvido pela instituição, em parceria com o Campus Cabo Frio, com apoio do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes (PICG) e do Polo Náutico da UFRJ.

 Estudantes, servidores, autoridades e a comunidade sanjoanense acompanharam o lançamento do barco, na manhã de sexta-feira, dia 25 de novembro, no Rio Paraíba do Sul, na área central de São João da Barra.

 A embarcação modelo catamarã, desenvolvida com casca de fibra, com elementos flutuantes internos e motor elétrico não poluente, movido com energia limpa de fonte renovável de energia solar, captadas através de placas fotovoltaicas colocadas na cobertura do barco, representará o IFFluminense na competição Desafio Solar Brasil, que visa estimular novas tecnologias com o uso de fontes renováveis de energia e que será realizada de 05 a 11 de dezembro, em Búzios-RJ.

 O Bismarck Solaris faz parte do projeto de pesquisa “Interação intercampi em ações promotoras de proteção e conservação ambiental: reforma de embarcação com fonte renovável de energia e propulsão não poluente”, aprovado pelo Edital n° 096/2016, coordenado pela professora Valquíria Azevedo, com a participação de alunos das turmas do 2º ano do Curso Técnico de Construção Naval do Campus Avançado São João da Barra e de estudantes do Campus Cabo Frio.

 O lançamento do barco é a realização do sonho que a gente tem desde 2014, quando participamos, pela primeira vez, do Desafio Solar Brasil, e conquistamos o 3° lugar com a apresentação de banner do Projeto Ecobarco. Parabenizo aos estudantes pelo empenho e agradeço a todos que contribuíram para colocar esse barco na água”, destaca Valquíria.

 A coordenadora de Pesquisa e Extensão do campus, Paola Fonseca, também enalteceu a contribuição de todos os envolvidos no projeto. “O trabalho de vocês inaugura o primeiro projeto de pesquisa do campus, que, além da participação na competição, tem o objetivo de contribuir com ações de preservação e conservação ambiental”, pontua.

 Este lançamento é um marco histórico e a solidificação do Campus Avançado São João da Barra, em que apresentamos algo de concreto para a sociedade, descortinando um leque de oportunidades e mostrando para a comunidade o que podemos desenvolver”, afirma o diretor-geral, Valdeir Julio, ressaltando que o barco “não é um sonho de um campus só, mas de todos os campi do IFFluminense envolvidos no projeto”.

 O lançamento do Barco Bismarck Solaris contou com a participação e apoio do comandante da Capitania dos Portos de São João da Barra, capitão Barreto, do presidente da Câmara de Vereadores do município, Aluízio Siqueira, da diretora de Ensino do campus, Maria Lúcia Ravela, do técnico em Construção Naval da UFRJ, Jonas Moro, de servidores da Reitoria e do Polo de Inovação e de representantes da Prumo Logística e do Sicoob Fluminense.

 

Comunicação Social da Reitoria