CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Festival

Campus São João da Barra promove I Festival de Talentos

por Campus São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 11/10/2017 18h21, última modificação 11/10/2017 18h21
O evento contou com apresentações artísticas e culturais, integrando as comunidades interna e externa.
Campus São João da Barra promove I Festival de Talentos

O IFF São João da Barra realizou o seu I Festival de Talentos nos dias 22 e 29 de setembro. O evento, organizado pelo projeto cultural “Arte, cultura e ação social: conhecer, viver e compartilhar”, coordenado pela professora Dayana Freitas, em parceria com o professor de música Leandro de Oliveira, descobriu novos talentos e integrou estudantes, servidores e a comunidade externa.

A programação do primeiro dia do evento, no dia 22 de setembro, foi aberta pela banda IFFinitos, formada por alunos do campus, e contou com apresentação de poesias, exposição de artesanato, desenhos e fotografias com os temas livre e sustentabilidade, além de apresentações de dança solo e em grupo.

Entre as participações da comunidade externa, a coordenadora do evento, Dayana Freitas, destaca a apresentação da bailarina Andreia Marcolino e do poeta Lucas Ferreira. “Andreia, apesar de ter sofrido um sério acidente em 2011, não desistiu da dança, segue brilhando em suas apresentações e é um exemplo de resiliência. O jovem poeta local Lucas emocionou o público com sua bela apresentação e sua história de superação de uma depressão por meio da arte. Artesãos também tiveram espaço para expor seus trabalhos e embelezaram ainda mais o evento”.

O primeiro dia do Festival foi encerrado com um Quiz Cultural, organizado pela professora de Inglês Maria Luísa Terra,  propiciando um momento de interatividade entre os alunos.

No dia 29 de setembro a programação do evento foi aberta com uma apresentação de dança do ventre, feita pelas alunas Louise Chagas e Paola Marques, seguida por apresentações musicais de solos, de duplas, como Fael da Catarina e Eldin MC, que realizaram uma batalha de Rap, e das bandas Front Line, Essência e HarmonIFF, que agitaram o público presente.

De acordo com a diretora de Ensino do campus, Maria Lúcia Ravela, as ações propostas pelo Festival “objetivaram oportunizar aos membros da comunidade escolar e da comunidade externa a apresentação de suas habilidades e aptidões artísticas e culturais”.

A professora Dayana Freitas destaca que o “evento atingiu o seu objetivo de integrar a comunidade interna e externa do Instituto, por meio de atividades e apresentações artísticas e culturais”.

A premiação e entrega de certificados dos participantes do I Festival de Talentos foi realizada no dia 11 de outubro, no encerramento da II Semana Acadêmica do Campus Avançado São João da Barra. Veja o resultado do Festival AQUI.

Confira, abaixo, a poesia vencedora “Humano”, de Carlos Ubiratan Azeredo Pereira:

Humano

A minha pele é de cor
Cor colorida
Minha pele é amor
Minha pele é vida
Minha pele é Branca
Minha pele é paz
Minha pele e é Parda que felicidade trás
É Amarela, é Negra
Negra com luz
Minha pele é caminho que conduz
Minha pele é origem
É meu tesouro,  minha pele é luz que brilha mais que ouro.
E mesmo assim,  você me olha pequeno
Mesmo eu não sendo
Mas é seus olhos que tem medo de altura
Minha pele é forte e vc não atura.
Minha pele é colorida, e eu não me engano
Pele é só pele.
Somos todos humanos.