CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Notícias

Publicação Internacional

Campus São João da Barra publica artigo científico em revista do grupo Nature

por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 27/01/2021 14h36, última modificação 29/01/2021 12h39
Pesquisas realizadas pelo professor David Costa em parceria com pesquisadores da UFRJ e Fiocruz foram publicadas em dois periódicos.
Campus São João da Barra publica artigo científico em revista do grupo Nature

Professor David Costa

 O professor David Costa, coordenador do Curso de Especialização em Gestão e Sustentabilidade de Recursos Hídricos do Campus Avançado São João da Barra, teve um artigo científico publicado na revista internacional Scientific Reports, pertencente ao grupo Nature e classificada como Qualis A1.

 Intitulado “Water quality assessment based on multivariate statistics and water quality index of a strategic river in the Brazilian Atlantic Forest” (Avaliação da qualidade da água com base em estatísticas multivariadas e índice de qualidade da água de um rio estratégico na Mata Atlântica brasileira, na tradução, em Português), o artigo foi escrito em parceria com os professores José Paulo Azevedo (PEC/COPPE/UFRJ), Marco Aurélio dos Santos (PPE/COPPE/UFRJ) e Rafaela Facchetti (ENSP/Fiocruz). 

 Na pesquisa, foi realizado um diagnóstico atualizado da qualidade da água do Rio Piabanha – que possui 80 km de extensão e corta os municípios de Petrópolis, Areal e Três Rios, no estado do Rio de Janeiro - utilizando, principalmente, os dados do Programa de Monitoramento realizado pelo Comitê Piabanha.  A Análise de Componentes Principais (PCA) evidenciou os parâmetros que mais contribuíram para a qualidade da água e permitiu a sua associação com as principais fontes de poluição identificadas na geodatabase. O diagnóstico fornecido pela pesquisa estabeleceu o primeiro passo para o enquadramento dos recursos hídricos de acordo com os usos pretendidos, conforme estabelece a Política Nacional de Recursos Hídricos.

 O professor David ressalta que a parceria com o Comitê Piabanha foi uma ótima oportunidade de contribuir para a Gestão de Recursos Hídricos. “O principal desdobramento esperado é a criação de um grupo de trabalho junto ao Ministério Público Estadual para condução do enquadramento do Rio Piabanha".

 Para a diretora de Pesquisa e Extensão do Campus Avançado São João da Barra, Fernanda Vidal, “a publicação deste trabalho em uma revista de grande relevância, como a Scientific Reports, demonstra a qualidade do corpo docente do Curso de Pós-Graduação em Gestão e Sustentabilidade de Recursos Hídricos e as potencialidades de pesquisas a serem desenvolvidas na região".  

  Acesse AQUI o artigo publicado em 16 de dezembro de 2020.

 Nova publicação

  Já no início desse ano, os mesmos pesquisadores, com acréscimo do professor Luis Carlos Soares da Silva Junior (COPPE/UFRJ), publicaram uma segunda pesquisa intitulada “From Monitoring and Modeling to Management: How to Improve Water Quality in Brazilian Rivers? A Case Study: Piabanha River Watershed” (Do Monitoramento e Modelagem à Gestão: Como Melhorar a Qualidade da Água nos Rios Brasileiros? Estudo de Caso: Bacia hidrográfica do Rio Piabanha, traduzido para o Português), na Water, um periódico de acesso aberto revisado por pares sobre ciência e tecnologia da água, incluindo a ecologia e gestão de recursos hídricos, classificado como Qualis A2.

 O trabalho enfocou a reabilitação do Rio Piabanha como um estudo de caso que pode ser generalizado para outras bacias hidrográficas semelhantes. Foi realizado um programa de monitoramento durante um ano hidrológico e diferentes bancos de dados foram utilizados para calibrar e validar o modelo de qualidade de água QUAL-UFMG.

 Acesse o artigo científico, publicado em 13 de janeiro de 2021, NESTE LINK.

error while rendering plone.belowcontenttitle.contents