CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Feminismo

Campus São João da Barra realiza IV Semana da Mulher

por Comunicação Social da Reitoria publicado 18/03/2019 14h46, última modificação 19/03/2019 14h49
Com o lema "Lute como uma garota", evento ocorreu nos dias 13 e 14 de março.
Campus São João da Barra realiza IV Semana da Mulher

O Campus Avançado São João da Barra realizou a IV Semana da Mulher, evento ocorrido nos dias 13 e 14 de março de 2019. A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis), foi aberta ao público, e contou com grande participação de alunos e funcionários, gerando engajamento da comunidade nos temas abordados e no empoderamento feminino.

Com o lema “Lute como uma garota”, a ideia foi transformar a frase, normalmente dita no sentido pejorativo, em motivo de orgulho para as meninas e mulheres, através da apresentação de histórias de mulheres, reais e fictícias que subvertem os estereótipos de gênero. Na abertura do evento, foram mencionadas algumas das conquistas feministas como o direito ao voto, ao uso de anticoncepcionais, aos estudos, entre várias outras conquistas que foram fruto de muita luta. As alunas do IFF São João da Barra Tayná Abreu Tavares, Tamires Abreu Tavares e Mayane de Sousa Lins fizeram uma performance a partir da música “P.U.T.A”, do grupo “Mulamba”.

Outra atração do dia 13 foi a palestra “Maria da Penha, uma mulher que sobreviveu na luta.”, em que a professora Flávia Mendes, mestre e doutoranda em Ciência Política na UFF, apresentou a história e a luta da Maria da Penha, cujo nome foi dado à Lei nº 11.340/06, que trata de violência doméstica. Além disso, foram apresentados e discutidos dados atuais de violência doméstica e feminicídio. Encerrando a programação do dia, aconteceram a exposição “Marias, não se calem!”, com os alunos do Colégio Estadual Nelson Pereira Rebel, falando um pouco sobre os objetivos da exposição e apresentando três esquetes abordando os temas relacionamento abusivo, assédio e violência doméstica; além  da mostra de ilustrações da série “Fight Like a Girl”, da ilustradora e desenvolvedora de games gaúcha Carolina Porfírio, conhecida como Kaol Porfírio. Ambas atrações ficarão disponíveis no campus até o dia 22 de março.

No dia 14 de março, a professora Jheniffer Vieira de Almeida, mestre e doutoranda em Sociologia Política na Uenf, que é ex-aluna do IFF Campus Guarus, apresentou a palestra “Mulher preta e Acadêmica”, mostrando dados sobre a formação acadêmica de mulheres negras e as dificuldades que enfrentam. Além de apresentar sua vivência no assunto, a professora mostrou ainda o trabalho de outras mulheres negras, que muitas vezes não tem o reconhecimento que merecem. Em seguida, a coordenadora Amanda Melo e a bolsista do Nugedis Jade Martins Ribeiro Alves fizeram um bate-papo com os alunos sobre lugar de fala e representatividade.

A partir das 11h, iniciou-se a mesa redonda “Mercado de Trabalho: a luta pela igualdade”, mediada pela professora de Sociologia do CASJB Juliana Barreto. A mesa teve como participantes Angelica da Cunha dos Santos, professora do IFF Campus Centro na Área de Mecânica, que possui Doutorado e Mestrado em Engenharia e Ciência dos Materiais; Fernanda Pires de Araújo, presidente da Cooperativa Arte Peixe em Atafona, São João da Barra, formada apenas por mulheres; e Priscila Alvarenga Azevedo, funcionária da Engeform, que é Técnica em Edificações e formanda em Engenharia Civil. As participantes falaram sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho, além de abordarem temas como assédio moral e sexual.

No encerramento do evento, as alunas do curso de Teatro do IFF Centro, Maylin Rosa Gonçalves, Thalía Marques e Thaiana Malaphaia apresentaram a esquete “Afônicas”, na qual três mulheres que sofreram e ficaram caladas por muito tempo resolvem soltar suas vozes.