CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Transportes e Logística Portuária

Encontro de gestores do IFPE, Ifes e IFFluminense cria núcleo intercampi para a área naval

por Comunicação Social da Reitoria publicado 21/11/2016 13h22, última modificação 21/11/2016 13h22
O Núcleo Intercampi para Atividades Ligadas a Portos, Transportes e Logística será composto por servidores do IFPE (Campus Ipojuca), Ifes (Campus Cariacica) e IFFluminense (Campus Avançado São João da Barra)

Gestores do Campus São João da Barra participam da reunião (Foto: ASCE - IFPE Ipojuca)

Gestores dos campi Ipojuca (IFPE), São João da Barra (IFFluminese) e Cariacica (Ifes) decidiram pela formação de um Núcleo Intercampi para Atividades Ligadas a Portos, Transportes e Logística. O objetivo do núcleo é articular os recursos humanos e materiais da rede federal de ensino profissional e tecnológico, a fim de acompanhar e atender melhor às necessidades do setor produtivo em regiões portuárias.

A formação do núcleo foi resultado de um encontro entre representantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e do Instituto Federal do Espírito Santos (Ifes), que têm cursos na área naval e portuária, realizado entre os dias 16 e 18 de novembro no IFPE - Campus Ipojuca. Além de conhecer a estrutura do campus, os gestores dos demais campi realizaram visitas técnicas ao porto de Suape e ao estaleiro Atlântico Sul, a fim de produzir um diagnóstico das demandas regionais.

“Queremos realizar um trabalho verdadeiramente em rede, para conseguir encontrar soluções de ensino, pesquisa e extensão que atendam à sociedade e à economia dessas regiões”, afirmou o diretor-geral do Campus Avançado São João da Barra, Valdeir de Souza Julio. O campus, que entrou em funcionamento há cerca de um ano e meio, também oferece o curso de Construção Naval.

O Campus Ipojuca já vinha se articulando com outros cursos de Construção Naval, e chegou a organizar o II Seminário Nacional da Educação Profissional e Tecnológica na Área de Construção Naval, em dezembro de 2015. A ideia de discutir a formação de um núcleo permanente surgiu na última Reditec, realizada em outubro passado, em Vitória (ES).

“Uma articulação entre diretores da rede federal viabilizou o encontro, para discutir medidas voltadas a demandas específicas de regiões portuárias, inclusive aquelas criadas pela nova lei de portos”, explica Enio Camilo de Lima, diretor do Campus Ipojuca. A Lei nº 12.815/2013 abre a possibilidade, por exemplo, para a participação de instituições de ensino nos conselhos de autoridade portuária.

O Núcleo deve construir uma agenda de trabalho que promova a aproximação das áreas de ensino, pesquisa e extensão com o setor produtivo, e também o intercâmbio de servidores para a articulação das ações em rede. “Essa é uma proposta de democratização do conhecimento entre as próprias instituições da rede federal”, definiu o professor Luis Fernando Barbosa Santos, professor do Curso Técnico em Portos do Campus Cariacica (Ifes).

Participaram do encontro pelo IFPE - Campus Ipojuca, o diretor-geral, Enio Camilo de Lima, o coordenador do Curso Técnico em Construção Naval, Edson Fernando Pereira, e o professor Eduardo Rocha; pelo Ifes - Campus Cariacica, o coordenador do Curso Técnico em Portos, Daniel Farinelli Leite, e o professor Luis Fernando Barbosa Santos; e pelo IFFluminense - Campus Avançado São João da Barra, o diretor-geral Valdeir de Souza Julio, a diretora de Ensino, Maria Lucia Ravela Silva, e a coordenadora do Curso Técnico em Construção Naval, Valquíria Soares Azevedo.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Eventos do IFPE - Campus Ipojuca