CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Açu

Estudantes apresentam documentário em Feira de Responsabilidade Social

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/06/2016 18h01, última modificação 13/06/2016 18h20
Documentário que retrata as desapropriações na praia do Açu, em São João da Barra, será apresentado na IX Feira de Responsabilidade Social da Bacia de Campos, que acontece de 14 a 16 de junho, em Macaé-RJ.
IX Feira de Responsabilidade Social da Bacia de Campos

A Feira de Responsabilidade Social, criada em 2008, tem por objetivo disseminar conceitos e boas práticas sustentáveis, colaborando para mudanças de paradigmas, com atitudes mais éticas e a formação de uma massa crítica mais consciente e preocupada com as futuras gerações e o destino da vida no planeta.

Além de estandes de empresas, ongs, universidades, poder público e instituições diversas, a feira contará com uma grade de eventos paralelos com fórum de palestras e debates, oficinas de reciclagem, workshops de Responsabilidade Social para empresas abrangendo diversos temas, apresentações culturais e shows com artistas e talentos da região, oficinas do conhecimento e feira de artesanato regional com materiais reciclados.

O documentário "Açu: A voz dos desapropriados", produzido por estudantes do IFFluminense campus Avançado São João da Barra, será exibido no dia 16 de junho, às 15h10min, dentro do painel “Os excluídos: case do crescimento insustentável”. Após a exibição, haverá um debate com o professor e um dos coordenadores do trabalho, Marcus Cardoso da Silva, os estudantes, representantes dos produtores rurais do quinto distrito de São João da Barra - Açu - e da academia.

O documentário foi produzido durante o Projeto Integrador 2015 do campus, cujo objetivo é trabalhar um tema com todas as turmas de forma interdisciplinar e dentro da realidade vivida pelos estudantes. No ano passado, o assunto escolhido foi o Porto do Açu e cada grupo tinha que abordar um impacto: cultural, ambiental, econômico e socioespacial, abordagem realizada pelo grupo que fez o vídeo.

Com 40 minutos de duração, o filme trata da desapropriação na região do Açu para construção do Porto e teve a participação de 30 estudantes que se envolveram em todas as etapas, desde a pesquisa de campo, roteiro até a edição.

“A organização do evento entrou em contato com a gente e nos convidou para partcipar do painel, o que foi bem bacana porque traz repercussão para o projeto e significa a sua continuidade, além de divulgar uma questão social relevante para a região”, acredita o professor Marcus.

Durante a Feira, a equipe do IFFluminense vai apresentar o projeto, exibir o vídeo e depois abrir para uma roda de perguntas. Além de Marcus, estarão presentes 13 estudantes e o professor Luciano Ferreira, também coordenador do projeto. “A participação dos alunos neste evento será excelente para troca de ideias sobre processos similares, interlocução com outras esferas da sociedade e discussões mais profundas. Ser convidado para um grande evento como este, faz com que eles vejam que são capazes de realizar um bom trabalho. Acredito que é só o começo”, enfatiza Marcus. De acordo com ele, o grupo está com a ideia de elaborar um curta, a partir do documentário, para participar de festivais, por exemplo, e trazer mais visibilidade para o trabalho.

Para saber mais sobre a Feira e a programação, acesse AQUI.

Comunicação Social da Reitoria com informações do evento