CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Gestores do IFF São João da Barra reúnem-se com prefeitas

por Campus Avançado São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria publicado 02/08/2017 18h51, última modificação 08/08/2017 10h54
Encontros foram realizados com as prefeitas dos municípios de São João da Barra e de São Francisco de Itabapoana, no estado do Rio de Janeiro.
Gestores do IFF São João da Barra reúnem-se com prefeitas

Equipe do IFF com Carla Machado.

O diretor-geral do IFF Campus Avançado São João da Barra, Valdeir de Souza Júlio, se reuniu com a prefeita do município, Carla Machado, no dia 28 de julho de 2017, na sede do órgão, com o objetivo de alinhar vários projetos para o segundo semestre. Também participaram do encontro, o diretor Adjunto do campus, Edson Ferreira, a diretora de Ensino, Maria Lúcia Ravela e a secretária Municipal de Educação, Lúcia Siqueira.

A equipe do Instituto apresentou propostas de ofertas de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de projetos a serem executados junto à Secretaria de Educação. Ainda foram tratados assuntos referentes ao transporte municipal, a transferência de dominialidade do terreno em que se localiza o campus e a conclusão do prédio administrativo, para que a unidade possa ampliar a oferta de vagas.

“A reunião firma as bases do Instituto na região, fazendo com que o Campus Avançado São João da Barra seja reconhecido como parceiro do poder municipal na proposição de projetos e nas ações que visem ao desenvolvimento do município. A expectativa é de alavancar a profissionalização e a capacitação dos munícipes sanjoanenses, contribuindo não somente na parte educacional, mas também na econômica e social da região", destaca Valdeir.

Para a diretora de Ensino, Ravela, é importante manter o diálogo permanente “para que o nosso campus cumpra o seu papel educacional e social de trabalhar em prol do desenvolvimento da região e promover ações que possibilitem ao sanjoanense elevar sua escolaridade, se profissionalizar e ter acesso a novos caminhos e oportunidades".

Já no dia 31 de julho, a equipe do Campus São João da Barra reuniu-se com a prefeita de São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos, na sede da prefeitura do município. Participaram o diretor-geral, Valdeir, a diretora de Ensino, Maria Lúcia, e a coordenadora de Pesquisa e Extensão, Paola Fonseca; além do presidente da Câmara Municipal, José Pinto Filho.

Eles destacaram a proximidade dos municípios de São João da Barra e de São Francisco, separados apenas pelo rio Paraíba do Sul, e de como o transporte fluvial já existente e a ponte que está sendo construída pelo Governo do Estado viabilizarão que o campus atenda aos alunos de São Francisco. Foi feita, ainda, uma apresentação dos cursos ofertados, as possibilidades de oferta de Cursos FIC e de projetos que a prefeitura pode demandar da unidade.

De acordo com a equipe gestora, o encontro teve como objetivo abrir caminhos para que o município de São Francisco conheça o Campus Avançado São João da Barra e as possibilidades que o Instituto oferece para viabilizar cursos e projetos que tenham o perfil do município e atendam às suas demandas e necessidades.

"Pela proximidade histórica e territorial, enxergamos o município de São Francisco como área irmã de São João da Barra e sempre mantivemos uma expectativa de que os seus munícipes pudessem ser atendidos por nossos cursos e projetos. Vemos essa reunião com o poder público municipal como uma grande oportunidade de estreitar os laços com o município e de levar os cursos e projetos do Instituto, via parceria, aos jovens e trabalhadores de São Francisco”, ressalta Ravela.

A prefeita Francimara acordou uma próxima reunião entre os representantes do campus e os secretários municipais de: Trabalho, Assistência e Promoção Social, Fagner Azeredo, e de Educação, Yara Cinthia, para que conheçam os cursos e projetos propostos e ajudem a traçar as necessidades do município.