CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Ensino, Pesquisa e Extensão

I Semana Acadêmica tem início no Campus Avançado São João da Barra

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/11/2016 17h02, última modificação 24/11/2016 14h07
O evento reúne atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, visando à integração, à formação e à troca de conhecimentos da comunidade interna e externa.
I Semana Acadêmica tem início no Campus São João da Barra

Estudantes durante apresentação na sala de Física e Fotografia

A I Semana Acadêmica do Campus Avançado São João da Barra foi aberta da manhã desta terça-feira, dia 22 de novembro, na sede da unidade, com apresentação da Orquestra de Violões do IFFluminense e visitação às salas temáticas, que apresentam os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos estudantes e servidores do campus.

Presente na cerimônia de abertura, o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães, destacou a importância da realização do evento. “A Semana Acadêmica apresenta para a comunidade, por meio dos projetos desenvolvidos, aquilo que nós temos de melhor, que são os nossos alunos, o cartão de visitas da nossa instituição”, ressaltou Jefferson.

O diretor-geral do campus, Valdeir Julio, agradeceu pelo empenho dos gestores, servidores e estudantes para a realização do evento, que, de acordo com ele, “rompe com os muros da escola, ao mostrar para a população o trabalho que vem sendo desenvolvido pela comunidade acadêmica”, destaca.

Após a solenidade de abertura, as salas temáticas de Física e Fotografia, Matemática Lúdica, Construção Naval, Ciências, Literatura, Petróleo, Astrônomo Amador e os laboratórios do campus foram abertos para visitação do público.

Na sala “Matemática Lúdica”, coordenada pela professora Camila Duncan, com a participação dos alunos/monitores José Matheus Rodrigues, Natália Moço, Victor Hugo Faria e Luana da Silva, visitantes aprendem diversos conteúdos de forma divertida. “Os estudantes do Ensino Fundamental que nos visitam participam de jogos, como o Twister com perguntas matemáticas e o Dominó de Frações, exercitando o raciocínio matemático de forma divertida”, explica o monitor José Matheus.

A sala temática de Ciências, que tem o objetivo de difundir a Química e a Biologia, conta com experimentos químicos, observações microscópicas, além do experimento que mostra a fotossíntese – processo que permite que as plantas produzam o seu próprio alimento – em tempo real. Na sala “Astrônomo Amador” os visitantes aprendem a fazer leitura do globo terrestre e assistem à simulação de um eclipse lunar.

A programação da Semana Acadêmica prossegue até a próxima sexta-feira, dia 25 de novembro, com visita às salas temáticas, minicursos, palestras, apresentações artísticas e a realização do Festival Nacional de Esquetes (IV Fesquiff). Os interessados não precisam fazer inscrição prévia para participar da programação, que é gratuita. Para as oficinas e os minicursos, será feito um credenciamento no local.

Confira a programação  AQUI .

Comunicação Social da Reitoria