CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Pesquisa

Projeto potencializa habilidade dos estudantes na construção de protótipos eletrônicos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 26/01/2017 11h00, última modificação 26/01/2017 15h33
Estudantes do Campus São João da Barra utilizam o Arduíno, plataforma de hardware para construção de dispositivos, no desenvolvimento de um miniveículo com uso de sensores.
PROJETO POTENCIALIZA HABILIDADE DOS ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO DE PROTÓTIPOS ELETRÔNICOS

O coordenador do projeto, Valdeir Júlio, com estudantes e bolsistas

O contato diário dos jovens com as novas tecnologias que despontam a todo momento nas áreas da tecnologia da informação e comunicação e também na automação exige uma mudança no modo de como nos relacionamos com o conhecimento, demandando, inclusive, novas metodologias de ensino. Os projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos nos campi do Instituto Federal Fluminense são importantes aliados para que os estudantes se aproximem, cada vez mais, das modalidades práticas e aplicações básicas do que aprendem em sala de aula.

Um bom exemplo disto é o projeto de pesquisa Desenvolvimento de miniveículo baseado em Arduíno com uso de sensores, coordenado pelo diretor-geral do Campus São João da Barra, Valdeir Júlio. O projeto coloca os estudantes em contato, de forma interdisciplinar, com a plataforma Arduíno, que oferece facilidade na construção de protótipos eletrônicos baseados em hardware e software flexível, tornando-se um importante instrumento de introdução à eletrônica, à robótica e à programação.

"Os estudantes estão lendo vários artigos sobre o assunto e, diante do conhecimento adquirido, farão a opção de que tipo de material será utilizado para compor o miniveículo. A princípio, será construído uma miniembarcação que será controlada via wi-fi, por celular. Esse trabalho potencializa as habilidades dos estudantes em pesquisa, planejamento de um projeto, raciocínio lógico, trabalho em equipe e solução de problemas", explicou Valdeir.

O veículo será projetado através da experiência dos estudantes dentro das matérias da grade curricular do curso técnico de Construção Naval. As matérias Desenho Técnico, Metrologia, Resistência dos Materiais, entre outras, serão utilizadas para dar sustentabilidade à definição do tipo e do formato do veículo que será desenvolvido, assim como o material a ser utilizado para a sua construção. O projeto conta com dois bolsistas, alunos do 2º ano do Curso de Construção Naval, Guilherme Sales e Raphael Barreto.

Ao término do projeto, será apresentado o relatório final, com todas as fases documentadas, apontando as lições aprendidas, o ganho da execução do projeto pela visão dos estudantes e o veículo trabalhando de forma funcional.

"Levando em consideração que o desenvolvimento do projeto envolve várias áreas, temos uma pesquisa de caráter interdisciplinar, que, por meio da prática, envolve não apenas os estudantes, mas todos os que tiverem contato com ela, despertando o interesse em se aprofundar nas áreas de Automação, Robótica, Raciocínio Lógico e Programação para solucionar outros tipos de problemas", contou Valdeir.

Sobre - O Arduíno é uma plataforma de hardware open source, de fácil utilização e ideal para o desenvolvimento de dispositivos que interagem com o ambiente. Possui a capacidade de fazer leituras através de sensores e responder através de ações como acionamento de leds, displays, motores etc.

Comunicação Social da Reitoria com informações do campus.