CAMPUS SÃO JOÃO DA BARRA

Semana Acadêmica

São João da Barra promove sua 1ª semana acadêmica

por Comunicação Social da Reitoria publicado 17/11/2016 14h46, última modificação 17/11/2016 15h11
A Semana reúne atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão tendo como objetivo a integração, formação e troca de conhecimentos da comunidade acadêmica interna e externa. São esperadas cerca de 500 pessoas, entre estudantes e professores das redes estadual, municipal e particular da região.
Semana Acadêmica SJB

O Campus Avançado São João da Barra realiza sua I Semana Acadêmica de 22 a 25 de novembro de 2016, na sede da unidade. Na programação, a apresentação dos projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos servidores e estudantes do campus, salas temáticas, minicursos, palestras, apresentações artísticas e a realização do Festival Nacional de Esquetes (IV Fesquiff). Os interessados não precisam fazer inscrição prévia para participar da programação, que é gratuita. Para as oficinas e os minicursos, será feito um credenciamento no local.

O evento será um momento em que a comunidade do Instituto se reúne para apresentar à sociedade suas produções e os resultados dos investimentos feitos em sua formação; para discutir temas e problemáticas com o objetivo de promover reflexões e ações que colaborem para o desenvolvimento local e regional; bem como uma troca de informações e conhecimentos entre o mundo do trabalho e o acadêmico, com a presença de empresários da região e profissionais atuantes no mercado.

São esperadas cerca de 500 pessoas nos quatro dias do evento, entre profissionais e estudantes do campus, das redes municipal, estadual e particular de São João da Barra. "A realização da primeira Semana Acadêmica de São João da Barra é um marco tanto para o campus quanto para o município. Neste momento, mostramos, mais uma vez, que as nossas portas estão permanentemente abertas para um constante diálogo com a sociedade”, destaca o diretor do Campus Avançado São João da Barra, Valdeir de Souza Julio.

A Semana também será uma oportunidade de diálogo e interação com a comunidade externa, com a apresentação do Instituto para os alunos do município; oportunidade de troca de experiências e renovação de conhecimentos para os professores das redes municipal, estadual e particular de São João da Barra; e de aprofundamento dos estudos dos alunos do campus nas áreas de seus cursos.

“Através das visitações dos alunos das escolas da região, das formações para os professores e das diversas atividades para os nossos alunos, apresentamos por que somos um elemento impulsionador do desenvolvimento regional”, acrescenta Valdeir. Segundo ele, o objetivo da Semana é apresentar o conhecimento produzido, que vai além da sala de aula. “O conhecimento vivo e atuante estará presente nas diversas atividades de pesquisa e extensão apresentadas pela nossa comunidade acadêmica. Além disso, o contato do empresariado local se faz mister para que eles encontrem aqui os seus futuros colaboradores e também as soluções práticas para os desafios enfrentados dentro dos seus ambientes de trabalho.”, ressalta.

Dentro da vasta programação, o último dia terá como destaque o lançamento do barco Bismarck Solaris, uma parceria entre as unidades do IFFluminense de São João da Barra e de Cabo Frio, com o objetivo de participar da competição Desafio Solar Brasil, que visa estimular novas tecnologias com o uso de fontes renováveis de energia.

“O projeto da embarcação modelo catamarã faz parte do Projeto Integrador das turmas de segundo ano do Curso Técnico em Construção Naval que puderam desenvolver conhecimentos aplicados às disciplinas técnicas de forma muito estimulante. E aguardamos nesta edição uma boa colocação no campeonato que acontecerá em Búzios, de 05 a 11 de dezembro.”, ressalta Valquiria Soares Azevedo, professora do campus e coordenadora do projeto.

Enquanto São João da Barra tem a experiência do Ecobarco, projeto premiado com apresentação de banner na competição; o grupo de Cabo Frio, a equipe Solaris, com o barco Costa do Sol, já teve duas vitórias no Desafio. “As duas equipes formaram uma parceria dando lugar a uma nova equipe, assim trabalharam no Campus São João da Barra reformando o barco que estava em Cabo Frio. Temos agora um novo barco que irá participar do Desafio, representando todo o IFFluminense”, comemora Valdeir.

Veja AQUI a programação completa da Semana Acadêmica.

Campus Avançado São João da Barra com Comunicação Social da Reitoria