Toefl-ITP

Abertas as inscrições para teste de língua inglesa

por Comunicação Social da Reitoria publicado 03/11/2016 14h43, última modificação 04/11/2016 12h42
Estão abertas as inscrições, gratuitas, para o teste do Toefl–ITP, e, no IFFluminense, haverá aplicação da prova no dia 03 de dezembro, em Campos-RJ.
Abertas as inscrições para teste de língua inglesa

Prova é destinada a servidores e estudantes.

Estudantes de universidades federais e estaduais, de institutos federais de educação, ciência e tecnologia, bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e servidores de instituições de educação superior federais e estaduais e de faculdades de tecnologia credenciadas junto ao MEC podem se inscrever para realizar o Toefl–ITP, prova de proficiência em língua inglesa. A oferta é direcionada, preferencialmente, a quem não realizou em edições anteriores.

As provas presenciais serão aplicadas até o dia 11 de dezembro, mas as inscrições seguem até 07 de dezembro. Como o local, a data e o horário são definidos pelas instituições de ensino que aplicam o exame, o IFFluminense divulgou o seu calendário. De acordo com a professora Edméa Dias, coordenadora do Idiomas sem Fronteiras (IsF) no Instituto, as provas estão agendadas para o dia 03 de dezembro de 2016, com uma aplicação às 8h30min e outra às 14h30min, no Campus Campos Centro, na sala da Multimídia 2.

As inscrições podem ser feitas no endereço http://isfaluno.mec.gov.br/. Para se inscrever, clique no botão verde TESTES DE PROFICIÊNCIA. “Lembre-se de ler o edital disponível no Portal IsF, Edital nº 75/2016, e atenção aos itens 1.3 e 1.4 do Edital”, alerta Edméa. “Esta demanda de aplicações é destinada a quem nunca realizou o Toefl–ITP. Caso você tenha interesse em refazer o teste, é necessário entrar em contato com a coordenação do IsF, pelo e-mail edias@iff.edu.br, para verificar se há disponibilidade”, acrescenta.

O resultado será divulgado para cada estudante em 45 dias úteis após o recebimento do teste pela empresa que distribui e corrige o material. O score report – boletim com as notas do aluno – estará disponível trinta dias após a divulgação do resultado em meio eletrônico. Apenas o próprio candidato terá acesso a essas informações.

Por que fazer a prova? O Toefl–ITP tem o objetivo de avaliar a compreensão auditiva, a expressão escrita e a leitura do idioma inglês. O resultado é válido por dois anos e é aceito pelo programa Ciência sem Fronteiras (CSF), por programas de intercâmbio e processos seletivos de pós-graduação.

Acessibilidade – O edital do atual processo seletivo assegura, também, a participação de candidatos com deficiência ou mobilidade reduzida. Nesse caso, é necessário que o estudante apresente laudo médico emitido nos últimos 12 meses por um profissional cadastrado em Conselho Regional de Medicina (CRM), atestando a espécie, o nível da deficiência e as condições de atendimento necessárias.

Além de formalizar a inscrição via internet, é preciso que o candidato com deficiência preencha um formulário e envie a solicitação pelo e-mail isf.acessibilidade@mec.gov.br. O envio da solicitação de atendimento especial deve ser feito até quinze dias antes da realização do teste. O estudante receberá orientações, também via e-mail, em até três dias antes da aplicação do exame.

Fonte: Portal MEC

Comunicação Social da Reitoria