Proposta Inovadora

Aplicativo do IFFluminense é selecionado em concurso nacional

por Ascom Reitoria publicado 29/12/2015 16h53, última modificação 04/01/2016 10h30
AppAvaliaIF's será utilizado para a Autoavaliação Institucional dos Institutos Federais e será entregue ao Ministério das Comunicações em maio de 2016.
Aplicativo do IFF é selecionado em concurso nacional

A professora Simone Vasconcelos é autora da proposta (Foto: Ascom Reitoria).

No Concurso de Seleção de Projetos de Aplicativos de Utilidade Pública – INOVApps 2015, do Ministério das Comunicações, a proposta elaborada pela Diretoria de Avaliação Institucional do IFFluminense foi uma das 110 selecionadas entre 527 propostas validadas, pela excelência em conteúdo, inovação e originalidade. No total, foram apresentados cerca de 900 projetos.

A ideia consiste em um aplicativo para dispositivos móveis para a realização da Autoavaliação Institucional dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. O aplicativo será desenvolvido pela Diretoria em parceria com o Núcleo de Engenharia de Software (NES), sob a coordenação da professora do Instituto, Simone Vasconcelos Silva.

“O aplicativo AppAvaliaIF's possibilitará a avaliação dos serviços prestados, da infraestrutura e dos Cursos de Graduação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Além de ser utilizado pela comunidade acadêmica - alunos e servidores - também poderá ter a participação da comunidade externa”, explica Simone.

O aplicativo também permitirá que o usuário visualize os resultados das avaliações de forma rápida e com visual interativo. "Será um diferencial pois facilitará a Autoavaliação Institucional gerando indicadores importantes para a tomada de decisões para a gestão institucional, para a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), e consequentemente para o Ministério da Educação, principalmente no que diz respeito à avaliação dos cursos ofertados", complementa.

Atualmente, a Autoavaliação é realizada por meio da aplicação de questionários e sistemas informatizados internos da Instituição. Com o aplicativo, a comunidade poderá participar da avaliação em qualquer lugar ou horário, por meio do celular. “O aplicativo é um facilitador neste processo, contribuindo e aprimorando a coleta de informações. Além disso, os outros IF´s poderão baixar o programa e adaptar para a sua realidade institucional”, comenta Simone.

Além de desenvolver o aplicativo, o IFFluminense também será a sede do projeto-piloto na sua utilização. A ideia é que seu uso seja ampliado para toda a Rede Federal e, em versões futuras, poderá abranger também avaliações de outros níveis de ensino - Médio, Técnico, Formação Inicial e Continuada, Pós-graduação e Educação a Distância - ofertados pelos IF's.

A previsão é de que o AppAvaliaIF's seja entregue ao Ministério das Comunicações em maio de 2016 e disponibilizado no Portal do Software Público.