Bolsas de estudo no Canadá para estudantes da Rede Federal

por Comunicação Social da Reitoria publicado 24/05/2016 19h40, última modificação 31/05/2016 14h46
Estudantes de Cursos Superiores de Tecnologia do IFFluminense poderão se inscrever para bolsas de estudo no Canadá, pelo período de 16 meses. Prazo segue até 01 de junho.
Bolsas de Estudo no Canadá para estudantes da Rede Federal

Serão pré-selecionados dois estudantes do IFFluminense.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o Colleges and Institutes Canada (CICan) firmaram uma parceria, por meio do Programa de Bolsas de Estudo Canadá/Brasil, com oferta de 10 bolsas exclusivas para estudantes de cursos superiores de tecnologia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Cada instituição poderá indicar até dois alunos que serão pré-selecionados internamente.

O IFFluminense divulgou seu Processo Seletivo, pelo Edital nº 106/2016. Poderão participar todos os alunos devidamente matriculados nos Cursos Superiores de Tecnologia em Design Gráfico, Manutenção Industrial e Sistemas de Telecomunicações, que atendam aos seguintes critérios, entre outros: ter cursado dois semestres consecutivos, sem reprovações; comprovar nota média geral igual ou superior a sete pontos; possuir proficiência em língua inglesa ou francesa e, no retorno ao Brasil, ter, no mínimo, um semestre letivo para ser concluído.

Os interessados deverão fazer a inscrição no período de 25 de maio a 01 de junho de 2016, exclusivamente pelo e-mail propei@iff.edu.br . É preciso estar atento à documentação necessária para a inscrição, descrita no item sete do edital.

Uma comissão será formada para avaliação das candidaturas e o resultado será divulgado entre os dias 15 e 17 de junho de 2016. O resultado final da seleção do programa, com a relação dos 10 alunos das instituições da Rede Federal que irão ao Canadá, será divulgado em 30 de junho de 2016, pelo Conif e o CICan, que definirão a instituição de destino de cada estudante.

O programa será integralmente financiado pelo CICan e proporcionará aos estudantes brasileiros a oportunidade de melhorarem sua proficiência em língua estrangeira (inglês ou francês), além da oferta de complementação de sua formação acadêmica, através da mobilidade internacional em instituições canadenses. O período de permanência no Canadá será de 16 meses, com início previsto para setembro de 2016 e término em dezembro de 2017.

No IFFluminense, a Diretoria de Internacionalização e Inovação apoiará os selecionados, tanto no que se refere às providências prévias à viagem, como também no seu acompanhamento durante a estada no exterior.

A chamada de pré-seleção do IFFluminense é regida pela chamada pública CONIF/AI nº 01/2016 de 20 de maio de 2016.

Comunicação Social da Reitoria com informações do Conif