Formação continuada

Curso de Formação para Novos Servidores tem último módulo

por Comunicação Social da Reitoria publicado 09/12/2016 11h53, última modificação 09/12/2016 15h49
Servidores da Reitoria participaram da última etapa do curso, intitulada "Dia do campus". Evento de encerramento está agendado para 15 de dezembro.
Curso de Formação para Novos Servidores tem último módulo

O reitor Jefferson conversa com os cursistas.

O Módulo VII do Curso de Formação para Novos Servidores, intitulado “Dia do campus”, foi realizado na manhã desta sexta-feira, 09 de dezembro de 2016, com os servidores da Reitoria, no auditório do Centro de Referência. A ideia era de que fosse um momento de conversa entre os cursistas e o reitor, Jefferson Manhães de Azevedo, contudo, devido à ocupação de estudantes no Campus Campos Centro que fecharam a escola nesta sexta-feira, o reitor precisou deslocar-se até a unidade e fez uma breve fala aos cursistas. Um novo encontro com o reitor será agendado.

“Essa ação é de extrema importância, principalmente para nós, servidores. A ideia deste curso é de que nós possamos, primeiro, trazer para os servidores a ciência do significado de ser um servidor público federal com todas as suas possibilidades, mas também com todas as suas implicações e responsabilidades; segundo, de se perceber, dentro desta instituição, o que é ser um servidor público federal, nesta escola, com uma história, com características próprias. Então, essa ação é no sentido de nos motivar, de perceber que somos parte de um todo muito maior, que é a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica”, destacou Jefferson, acrescentando que ele espera que tenha sido uma experiência válida. “Tenho certeza de que, a partir deste momento, vocês estão mais instrumentalizados para exercer com maior plenitude a ação pública e educativa que é de responsabilidade de cada um de nós”, finalizou.

Dando continuidade às ações previstas no módulo, os cursistas escreveram e falaram sobre propostas de melhorias para a Reitoria, em 2017. As sugestões giraram em torno de bem-estar, segurança, acessibilidade, entre outros tópicos. De acordo com Taís Freitas Castro, diretora da Escola de Formação, do Desenvolvimento e do Bem-estar do Servidor, as sugestões serão formalizadas em um documento e entregues aos gestores para que sejam analisadas as possibilidades de implementação.

“O ´Dia do Campus´ foi idealizado para ser um momento de conhecimento da unidade em que o servidor atua. Em cada campus do IFF, este módulo foi realizado, organizado pelas direções-gerais e setores de Gestão de Pessoas. É interessante que os servidores saibam a história, o que o campus oferece e sua importância”, explica Taís. Na Reitoria, 20 servidores participam do Curso, que abrange um total de 130 cursistas em todo o Instituto. Todos irão se encontrar no evento de encerramento, previsto para 15 de dezembro, às 09h30min, no Auditório Miguel Ramalho do Campus Campos Centro. E uma segunda edição do curso já está prevista para março de 2017.

“Do total de servidores ainda em estágio probatório, outros 300 deverão fazer o curso. Avaliamos que foi uma ação muito positiva e recebemos este mesmo retorno dos cursistas. A gente sabe que a questão da obrigatoriedade assusta um pouco, mas percebemos que, no final, os servidores entenderam a nossa proposta e participaram. O retorno foi positivo, e, com a avaliação a que os cursistas irão responder, poderemos aprimorar as próximas edições do curso”, ressalta Tais.

Para o servidor Leandro Maciel, o curso foi válido e oferece informações importantes para os servidores que ingressam na instituição. “Acredito que os próximos poderão ser aprimorados, por exemplo, em questões de práticas administrativas, tarefas que parecem simples, mas que estão presentes no dia a dia do servidor”, sugere.

A servidora Denise Rena também avalia como positivo o curso, apesar de já estar há dois anos na instituição. “Para os servidores que ingressarem no Instituto, o curso será muito útil, porque a gente entra sem saber de nada. Eu me senti perdida e senti falta de uma passagem como esta para entender o funcionamento da instituição. Foi muito bom, e o curso trouxe esclarecimentos importantes, principalmente sobre direitos e deveres”, avalia.

Comunicação Social da Reitoria