Notícias

Capacitação

Cursos gratuitos para servidores públicos na UFRJ

por Comunicação Social da Reitoria publicado 11/05/2016 12h24, última modificação 11/05/2016 12h24
Pró-reitoria de Extensão da UFRJ está com inscrições abertas para cursos de formação continuada para servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal.
Cursos gratuitos para servidores na UFRJ

 Os cursos fazem parte do Programa de Formação Continuada de Servidores Públicos - PROFOS, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e tem o objetivo de beneficiar os servidores públicos de todas as esferas por meio de cursos presenciais e a distância.

 As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição. Confira, abaixo, os cursos oferecidos, com carga horária e período de inscrições:

  •  Boas Práticas de Laboratório e Segurança Química (A Distância)

 Os laboratórios de pesquisa e ensino requerem a presença de profissionais capacitados que orientem os usuários nos quesitos das Boas Práticas de Laboratório (BPL) e Segurança Química. O conceito de BPL envolve um conjunto de procedimentos que visam à qualidade dos resultados e à redução da exposição aos riscos no ambiente de trabalho. Algumas instruções e conceitos básicos são necessários para a saúde dos servidores que atuam no ambiente de trabalho de laboratórios. Assim, o conhecimento e a prática dos princípios básicos das BPL e de Segurança Química constituem ferramentas essenciais para a sensibilização dos riscos à exposição aos agentes químicos, biológicos e outros que estão presentes nos laboratórios de pesquisa e ensino.

 Carga horária: 120h

 Inscrições: 02 a 29 de maio de 2016

  •  Capacitação em Biossegurança na Pesquisa Científica (A Distância)

 O presente curso visa instruir os servidores públicos das esferas Federal Estadual e Municipal a respeito das medidas básicas de segurança e das ações preventivas e corretivas de acidentes em laboratórios de ensino e pesquisa, unidades de atendimento básico de saúde, e biotérios de experimentação e reprodução. A capacitação mediará o conhecimento cognitivo antes, durante e após o curso em biossegurança na pesquisa científica e ética na experimentação animal.

 Carga horária: 30h

 Inscrições: 09 a 30 de maio de 2016

  •  Get Connected (Presencial)

 O programa Cisco Networking Academy é destinado a formar profissionais na área de redes de computadores. Este programa está implementado em diversos países e já qualificou mais de 200.000 profissionais. Além da qualidade, o programa tem por objetivo prover ao aluno um certificado de qualidade com reconhecimento internacional.

 Este curso é uma sequência de cursos que vêm sendo aplicados pelo NCE desde 2001. Esta edição é voltada para servidores municipais, estaduais e federais. Além desse curso, o NCE também oferece os cursos de IT Essentials, CCNA, CCNA Security e CCNP Route, Switch e TSHOOT.

 Carga horária: 30h

 Inscrições: 04 a 25 de maio de 2016

  •  IT Essentials (Presencial)

 O curso de IT Essentials do Projeto Cisco destina-se a servidores que necessitam adquirir conhecimento básico em redes de computadores. Destaca-se que, além de benefícios como a fixação do conteúdo, o curso possibilita também contato com diversos tipos de hardwares e softwares necessários ao funcionamento de computadores, periféricos e suas conexões via rede.

 O curso é de grande relevância para a instituição e seu corpo funcional, devido à necessidade de se formar técnicos que possam identificar e solucionar problemas dos equipamentos como computadores, impressoras, scanners, que são utilizados na rede institucional.

 Carga horária: 80h

 Inscrições: 04 a 20 de maio de 2016

  •  Matemática Básica Instrumental (A Distância)

 Neste curso serão discutidos e estudados alguns conteúdos matemáticos em nível fundamental, contextualizando-os com as diversas atividades laborais desenvolvidas e desempenhadas nas diferentes instituições públicas, e também com suas necessidades pessoais como, por exemplo, orçamento financeiro familiar, cuidados com a saúde etc., de forma que o participante do curso perceba a Matemática como elemento importante para a melhoria da sua qualidade de vida.

 Carga horária: 60h

 Inscrições: 04 a 24 de maio de 2016

 Para realizar sua inscrição, basta acessar a página do PROFOS e seguir as instruções.

 

Fonte: PROFOS - UFRJ