Nova Diretoria

Diretoria Executiva do Conif toma posse

por Comunicação Social da Reitoria publicado 15/02/2017 13h09, última modificação 15/02/2017 13h09
A solenidade de posse da nova Diretoria Executiva do Conif foi realizada nesta terça-feira, dia 14 de fevereiro, no Instituto Federal de Brasília (IFB).
Diretoria Executiva do Conif toma posse

Membros da nova diretoria com o ministro da Educação Mendonça Filho (Foto: Rodrigo Gonçalves)

Eleitos para a gestão de 2017, os reitores Francisco Roberto Brandão Ferreira, (presidente – IFMA), Roberto Gil Rodrigues de Almeida (vice-presidente – IFTM), Wilson Conciani (diretor Administrativo – IFB), Cláudio Alex Jorge da Rocha (diretor Financeiro – IFPA) e Maria Clara Kaschny Schneider (diretora de Relações Institucionais – IFSC) assumiram a Diretoria Executiva do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) nessa terça-feira, dia 14 de fevereiro. A solenidade ocorreu no campus Brasília do Instituto Federal de Brasília (IFB) com a presença de parlamentares, do vice-governador do Distrito Federal, Renato Santana, servidores e dirigentes da Rede Federal e de entidades ligadas à educação.

O reitor do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Marcelo Bender Machado, que encerrou seu mandato como presidente do Conif, destacou os desafios e avanços vividos em 2016. “Apesar das dificuldades conseguimos fortalecer o processo de expansão da Rede Federal, desenvolvendo ações estratégicas para a educação profissional no País e intensificando o diálogo com o governo e parceiros internacionais”.

Em seu discurso, o novo presidente enfatizou a importância do Conif como articulador dos interesses da Rede Federal em todas as instâncias do governo. “A verdadeira luta dos reitores é no sentido de que este Conselho se torne cada vez mais representativo, o que será possível com a criação de vínculos mais estreitos e constantes com a comunidade acadêmica”, disse Roberto Brandão, reitor do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Para a secretária de Educação Profissional e Tecnológica, Eline Nascimento, que representou o ministro da Educação Mendonça Filho, o trabalho conjunto possibilita que os Institutos Federais, os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II funcionem com máxima eficiência. “Vamos atuar em prol de quem mais importa, os alunos, trazendo resultados sociais e desenvolvimento econômico para todas as regiões”.

Encontro com o ministro – Impossibilitado de comparecer à solenidade de posse, o ministro da Educação recebeu parte dos integrantes da Diretoria Executiva no Ministério da Educação (MEC) na tarde dessa terça-feira. Ele ressaltou a importância de o Conif construir ações conjuntas com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) para a consolidação e expansão da Rede Federal. Mendonça Filho confirmou que participará da próxima Reunião Ordinária do Conselho em Brasília.

Presidente – Roberto Brandão é bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), mestre e doutor em Geografia e Análise da Informação Espacial com Técnicas de Geoprocessamento, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professor do IFMA desde 1990, na instituição foi pró-reitor de Planejamento e Administração, diretor de Administração e coordenador de Planejamento. Está em seu segundo mandato consecutivo como reitor.

Leia o discurso na íntegra.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif