Encontro

Docentes participam de Seminário do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica

por Comunicação Social da Reitoria publicado 13/03/2017 16h52, última modificação 16/03/2017 18h56
Equipe do IFFluminense participou do evento, que teve como objetivo planejar ações e discutir temas relacionados ao Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica.

Da esquerda para a direita: Mônica Souto, Marcos Cruz, Simone Vasconcelos, Adelson Siqueira, José Augusto Ferreira e Gilmara Barcelos.

O Seminário Anual para Alinhamentos Conceituais do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica foi realizado de 07 a 10 de março de 2017, no Instituto Federal de São Paulo, e teve como objetivo garantir unidade ao Programa de Pós-graduação, que é ofertado nacionalmente pela Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológico.

O primeiro encontro presencial reuniu cerca de 200 docentes. Do IFF, participaram do evento o membro do Comitê Nacional no Instituto, professor José Augusto Ferreira, a Diretora de Pós-graduação, Simone Vasconcelos, e os professores do curso, Adelson Siqueira, Dirceu Pereira, Gilmara Barcelos, Julio Cezar Pinheiro, Marcos Cruz e Mônica Souto.

"O Seminário para planejamento das ações burocráticas e formativas de docentes e discentes foi um momento importante e muito positivo nas trocas de experiências e acordos para as diretrizes mais gerais para atuações unificadas das Instituições associadas (polos)", destaca José Augusto.

Na programação, atividades, entre outras, como reunião de planejamento com o Comitê Gestor; palestra sobre ensino na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e "Produtos da pesquisa em ensino: cenário atual, desafios e perspectivas"; discussões sobre "Avaliação de Programa de Pós-graduação na área de Ensino" e "Preenchimento do Currículo Lattes"; reuniões de discussões por grupos de disciplinas; apresentação das salas do Moodle de formação continuada a distância para os docentes do Mestrado.

De acordo com o corpo docente do IFF que participou do Seminário, as principais contribuições foram a indicação de temas de pesquisa para as dissertações que serão realizadas no âmbito do ProfEPT, bem como as questões relacionadas ao produto educacional que deve ser elaborado pelos docentes e discentes do programa.

"A participação dos docentes do Instituto nesse evento foi de extrema importância para o alinhamento com os demais polos e com o Comitê Nacional”, destaca Simone, acrescentando que “a Pró-reitoria de Pesquisa, Extensão e Inovação acompanha e apoia todo o processo, desde o planejamento, o processo seletivo e todo o andamento do curso, garantindo qualidade em nosso polo e contribuindo com os demais para o sucesso desse Mestrado na rede", ressalta.