Técnico e Superior

Domingo de Processos Seletivos envolve grande número de participantes

por jose.carlos@iff.edu.br publicado 26/06/2016 17h32, última modificação 28/06/2016 17h41
O Instituto Federal Fluminense realizou as provas dos Processos Seletivos de Concomitância Externa e Vestibular 2016/2º semestre na manhã deste domingo. Aptidão Específica para os Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design Gráfico ocorreu no período da tarde.
Candidatos fazendo a prova

O registro fotográfico foi realizado em uma das salas do campus Centro.

A movimentação foi grande nos locais de prova dos Processos Seletivos, bem como a apreensão e a ansiedade dos candidatos a uma das 917 vagas ofertadas pelo IFFluminense. Joelma Feitas, por exemplo, conta que a prova é o único meio de ela conquistar o tão sonhado diploma de Arquiteta. “Quero muito passar! Eu amo Arquitetura e também vejo um mercado muito bom para a profissão. Gosto dos cálculos, dos estudos e espero adquirir muito conhecimento se ingressar na Instituição”, afirma.

No campus Campos Centro, onde ficou instalada a base principal da Comissão Organizadora dos Processos, os portões abriram por volta das 7h30min e a prova iniciou às 8h30min, horários já previstos pelos organizadores. A normalidade também foi mantida nos demais locais de aplicação. O diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso, Marcelo Sarmento, ressaltou a tranquilidade na execução dos Processos. “Tudo ocorreu dentro do esperado, conforme planejado, em virtude do empenho e do comprometimento coletivo dos servidores da instituição, que são muito zelosos com os trabalhos aqui desenvolvidos”.

A Concomitância Externa contou com 4.548 inscritos para 573 vagas, o que resulta numa relação de aproximadamente oito candidatos por vaga. O Curso com mais candidatos por vaga, 16/1,  foi o Técnico em Eletrotécnica, oferecido pelo campus Centro.

Já o Vestibular alcançou o número de 1.872 candidatos para as suas 344 vagas, gerando, assim, a relação de aproximadamente cinco candidatos por vaga. A Engenharia Elétrica, também ofertada no campus Centro, foi o Curso Superior mais concorrido, com 19 candidatos/vaga.

Durante a aplicação das provas, o reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães, a pró-reitora de Ensino, Christiane Rodrigues e o diretor de Gestão Acadêmica e Políticas de Acesso, Marcelo Sarmento, visitaram as salas de aplicação e os espaços dedicados à Comissão Organizadora. No campus Centro, foram acompanhados pelo diretor-adjunto, Romário Rangel. Logo após, seguiram para outros locais que receberam as provas, como a Universidade Salgado de Oliveira (Universo), a Universidade Cândido Mendes (Ucam), e o campus Campos Guarus do IFF, todos localizados no município de Campos.

Christiane comentou a procura pelas vagas ofertadas. “Nossa instituição tem um grande reconhecimento por parte da comunidade externa; temos um corpo docente qualificado e boa infraestrutura, apesar dos desafios que ainda temos que superar”. Lembrou também da dimensão deste tipo de seleção. “Nossos processos seletivos são grandes: a partir do momento em que um é finalizado, já temos que dar início à preparação do próximo”, destaca.

Jefferson avaliou positivamente a condução da Concomitância Externa e do Vestibular. “Agradeço aos colegas que se empenharam na realização destes Processos, às coordenações dos campi e aos servidores terceirizados. Vemos que o IFF tem grande maturidade na realização de Processos Seletivos, o que abre uma possibilidade para apoiarmos outras instituições em seus processos, como já fazem diversas universidades”, ressalta planejando aprimoramentos para as formas de seleção do Instituto. “Vamos começar a trabalhar para perceber estratégias de acesso mais focadas, baseadas nas particularidades de cada Curso e do seu público-alvo”, propõe.

Além do município de Campos, as provas foram aplicadas em Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cordeiro, Itaperuna, Macaé e São João da Barra.

Um registro de bastidor: Nos corredores do campus Centro, um time muito animado garantiu o cafezinho e o lanche dos fiscais dos Processos Seletivos. As serventes passaram o domingo preparando os kits, subindo e descendo escadas e rampas e percorrendo grandes distâncias para saciar o apetite de todos os envolvidos. Duas dessas trabalhadoras, Liliane Souza e Silvana Souza, participam há vários anos das Seleções do IFF e asseguram que o trabalho é muito bom. “A melhor coisa que existe é fazer o que a gente gosta, principalmente quando podemos fazer com tranquilidade, como é aqui”, finalizam.

Comunicação Social da Reitoria