Rede Colaborativa

Encontro de Articulação Institucional discute Permanência e Êxito

por Comunicação Social da Reitoria publicado 01/12/2016 13h52, última modificação 05/12/2016 14h32
Gestores e servidores do IFFluminense, Uenf, UFMG e IFSC participaram do Encontro, que fez parte da programação da I Jornada Intercampi sobre Permanência e Êxito dos Estudantes do Instituto.
Encontro de Articulação Institucional discute Permanência e Êxito

Gestores e servidores do IFF, Uenf, UFMG e IFSC durante encontro.

O I Encontro de Articulação Institucional sobre Permanência e Êxito na Educação, com o tema “Diálogos, Acordos e Compromissos”, foi realizado na manhã desta quinta-feira, dia 1º de dezembro, no Centro de Referência do Instituto Federal Fluminense, em Campos dos Goytacazes-RJ.

Durante o encontro, que deu continuidade à I Jornada Intercampi sobre Permanência e Êxito dos Estudantes do IFFluminense, dirigentes e servidores do IFFluminense e da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), instituições organizadoras do evento, dialogaram com os representantes das instituições convidadas, Carlos Eduardo da Silva, da Universidade Federal de Minas Gerrais (UFMG), e Sandra Lopes Guimarães, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com o objetivo de construir uma rede colaborativa entre as instituições de ensino, para elaboração de projetos coletivos em torno da temática da permanência e do êxito.

Para nós, que estamos finalizando a construção do Plano de Permanência e Êxito, que deverá ser entregue em fevereiro de 2017, esse encontro é muito produtivo, é um momento em que podemos compartilhar e trocar experiências. A ideia é que a gente construa um projeto que tenha ações dessas quatro instituições, fortalecendo essa rede colaborativa”, destaca a pró-reitora de Ensino e Aprendizagem do IFFluminense, Christiane Rodrigues.

Entre as proposições do encontro, está a construção de um projeto na temática da permanência e êxito na educação básica, para inscrição no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. “Esse encontro não se encerra aqui; estamos nos articulando para formar esse grupo de pesquisadores, para delinear os objetivos e a metodologia do projeto. O evento nacional sobre permanência e êxito será uma das ações deste projeto”, afirma a diretora de Políticas da Educação Básica Profissional do IFFluminense e uma das organizadoras do evento, Cátia Viana.

O vice-líder do Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência da Educação (Nucleape) e organizador do evento, o professor Gerson Tavares (Uenf), ressaltou que a I Jornada Intercampi de Permanência e Êxito foi além das expectativas. “Fizemos três eventos em um, com a participação motivada dos professores dos campi do Instituto na manhã do dia 30, e todas as três frentes de trabalho superaram as expectativas”.

Christiane também avaliou positivamente o evento. “Foram encontros muito profícuos e produtivos. A evasão e a repetência são problemas que a gente precisa enfrentar. O objetivo da gestão é reconhecer esses problemas e, a partir daí, pensar coletivamente em projetos que os minimizem, promovendo a permanência e o êxito dos nossos estudantes na instituição”, destaca a pró-reitora.

O I Encontro de Articulação Institucional sobre Permanência e Êxito na Educação contou, também, com a participação da vice-reitora da Uenf, Teresa Peixoto Faria, além de servidores da Pró-reitoria de Ensino do IFFluminense.

Comunicação Social do IFFluminense