Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro Estadual de Comitês da Bacia Hidrográfica será realizado em Campos

Notícias

Encontro Estadual de Comitês da Bacia Hidrográfica será realizado em Campos

Gestão da Água

O evento é aberto ao público e será realizado de 17 a 20 de maio de 2016, no Teatro Trianon, com a presença de instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil e poder público. Estudantes, sobretudo da área amnbiental, também estão convidados.
por Comunicação Social da Reitoria publicado 12/05/2016 20h03, última modificação 13/05/2016 12h13

 O IV Encontro Estadual de Comitês de Bacia Hidrográfica (Ecob-RJ), organizado pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, terá como tema “Água e Clima: o olhar dos Comitês de Bacia sobre as mudanças climáticas”.

 Durante quatro dias, serão discutidos temas ligados à gestão dos recursos hídricos, tais como eventos hidrológicos extremos e a atuação dos Comitês. O objetivo é promover avanços no diálogo entre estes órgãos, que são nove no total, dentro do estado do Rio de Janeiro, além de contribuir para a melhoria da gestão das águas do estado e discutir alternativas e soluções para a crise hídrica.

 A programação conta com mesas de discussão, encontros temáticos e setoriais, plenária dos encontros setoriais e temáticos, além de Assembleia Geral Ordinária do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas. Veja a programação completa AQUI.

 Com a presença de instituições de pesquisa, organizações da sociedade civil e poder público, o evento é destinado também a todos os interessados no tema, sobretudo a estudantes da área ambiental.

 “O Ecob é um evento muito importante porque reúne todos os comitês para discutir os problemas enfrentados - como qualidade e quantidade de água e preservação de nascentes – e os pontos em comum entre os comitês, de forma que possamos estreitar os laços”, explica o diretor presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, João Gomes de Siqueira. Segundo ele, o Comitê é o grande fórum para encontrar soluções em conjunto tendo em vista os problemas enfrentados, por exemplo, pela Bacia do Rio Paraíba do Sul.

 “É necessária uma discussão muito séria sobre o Rio Paraíba do Sul, e instituições como o IFFluminense e a Uenf precisam estar integradas neste trabalho, visto que são nossas parceiras e com quem o Comitê busca cada vez mais estreitar relações para que as decisões tomadas tenham força junto aos órgãos governamentais”, acrescenta, informando, ainda, que o órgão está buscando auxílio para bolsas de pesquisa. “É importante o envolvimento dos estudantes nestas questões, já que serão estes jovens as pessoas que irão usufruir, no futuro, do nosso trabalho de hoje, de preservação da quantidade de água e da melhoria de sua qualidade”.

 Para participar do evento, é necessário acessar o endereço http://forumfluminensecbh.eco.br/site/ecob-rj-2/ e fazer a inscrição, que é gratuita.

 

Comunicação Social da Reitoria