Escola de Formação lança projeto "Relendo com Arte a Vida"

por ascom@iff.edu.br publicado 18/12/2015 19h20, última modificação 22/12/2015 20h23
O projeto foi lançando durante a confraternização de natal do Centro de Referência do Instituto Federal Fluminense, no dia 17 de dezembro, e visa a ações de desenvolvimento social.
Suely Coelho, diretora da Escola de Formação.

Relendo com Arte a Vida tem o objetivo de desenvolver ações sociais educacionais que contribuam para o processo de formação de crianças do Orfanato Aconchego, localizado próximo ao Centro de Referência do IFF, que é a sede da Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação.

Em geral, essas crianças provêm de uma dura situação de vida e vulnerabilidade social. São encaminhadas pela justiça, por orfandade ou, na maioria dos casos, porque seus responsáveis cumprem pena em regime fechado. “Na idade de 18 anos, são devolvidas à sociedade para viverem de forma independente, daí vem a importância de investir na sua formação para a vida”, explica Suely Coelho, diretora da Escola de Formação.

A equipe do trabalho visa à participação de servidores e estudantes de toda a Instituição. “Estamos lançando o projeto, desejando que ele envolva todo o IFF e, até mesmo, a comunidade externa”, ressalta.

De acordo com Suely, as linhas gerais do projeto já estão definidas, com calendário e atividades em aberto, para que sejam construídos a partir da adesão da comunidade. “Já temos alguns inscritos e a expectativa é que mais pessoas se comprometam para desenvolver atividades variadas, como reforço escolar, aulas de informática, música, recreação, ensino de línguas, entre outras”.

Durante a festa de natal, as crianças do Orfanato Aconchego ouviram o grupo sinfônico da Licenciatura em Música do campus Guarus e receberam os presentes arrecadados na campanha Diga Sim ao Natal, que mobilizou servidores de vários campi do IFFluminense. Ao final, compartilharam um lanche.

O Centro de Referência também recebeu o doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Padre Murialdo, que pregou uma mensagem de fé aos presentes, e o coral Free Som, projeto de extensão do IFF. Além disso, servidores concluintes do Curso de Libras da Escola de Formação apresentaram, na língua de sinais, um texto bíblico sobre o nascimento de Cristo e canções pulares. Diretores e pró-reitores presentes levaram suas reflexões natalinas e seus votos para o ano de 2016.

Para mais informações sobre o projeto Relendo com Arte a Vida, entre em contato com a Escola de Formação Continuada dos Trabalhadores da Educação, no telefone (22) 2737-5640.