Periódico Científico

Essentia Editora publica nova edição de Vértices

por jose.carlos@iff.edu.br publicado 18/07/2016 11h40, última modificação 18/07/2016 17h25
Realizada no mês de julho, edição nº. 18 da revista de divulgações científicas do Instituto Federal Fluminense, Vértices, é a primeira publicação da nova gestão da Editora.
Essentia Editora

Uma revista de publicações científicas é necessária a toda instituição que investe em pesquisa, como é o caso do IFFluminense. Um periódico dessa natureza possibilita a divulgação das pesquisas realizadas por professores e alunos, como também viabiliza um diálogo com pesquisadores de outras instituições. Com uma trajetória de 19 anos, a Vértices promove a difusão dos resultados de pesquisas ligadas a diversas áreas do conhecimento que sejam relevantes para a reflexão sobre problemas que preocupam a comunidade científica.

Marcada por seu perfil multidisciplinar, traz em sua décima-oitava edição 13 artigos com temas variados, tais como educação de jovens e adultos, desigualdades sociais, história da região norte-fluminense, sistemas de informação, padronização empresarial, climatologia, análise de substâncias químicas, biofertilizantes, esportes e educação profissional.

O professor Adriano Moura, que assumiu neste ano a coordenação da Essentia Editora, destaca que o processo editorial é algo que oferece um aprendizado muito diversificado para quem o coordena e que é uma satisfação muito grande ver o resultado do trabalho desenvolvido nos últimos meses. “Aprende-se um pouco de cada disciplina, já que a Vértices é uma revista multidisciplinar. Aprende-se muito sobre gestão devido ao fato de uma revista publicada ser resultado do trabalho de muitos profissionais e passar por várias etapas desde a submissão dos artigos, passando pela avaliação, revisão, diagramação e publicação. Agora é aguardar pela recepção por parte daquele que é considerado a finalidade de toda publicação: o leitor”, comenta.

Para o futuro, pretende adequar a revista aos critérios de qualidade da Capes e indexá-la em bases de dados reconhecidas, como Scielo, por exemplo. “Para isso precisamos aumentar o número de artigos publicados anualmente, incentivar publicações externas e em língua estrangeira, dar mais visibilidade à revista para além das fronteiras em que o instituto se insere. Contamos com uma reformulação da política editorial e da atuação de nossos colaboradores editores, avaliadores e autores”, finaliza.

Acesse a 18ª edição de Vértices AQUI.

Comunicação Social da Reitoria