Enfrentamento ao câncer

Evento de conscientização marca Outubro Rosa na Reitoria

por Comunicação Social da Reitoria publicado 18/10/2016 11h49, última modificação 18/10/2016 15h05
A Escola de Formação e o Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor promoveram evento voltado às mulheres, como parte da campanha Outubro Rosa. Ocorreu na manhã do dia 18 de outubro, no Centro de Referência.
Bate-papo com representeantes da Associação Mulheres Vitoriosas

A programação iniciou com um momento de valorização da autoestima feminina, no qual diversas servidoras do IFFluminense passaram por uma sessão de maquiagem com profissionais de beleza.

Logo após, as participantes se encaminharam para um bate-papo com representantes da Associação Mulheres Vitoriosas. A instituição está localizada no município de Campos do Goytacazes, e tem por objetivo acompanhar mulheres vítimas de câncer por meio de serviços de psicologia, assistência social, bem como no auxílio para obtenção de atendimento médico e para a realização de exames. É mantida por doações de voluntários.

Durante a palestra, Renata Lisandro, psicóloga da Associação, expôs as causas do câncer de mama, as formas de ocorrência e as dificuldades enfrentadas pelas mulheres que sofrem com a doença. Esse tipo de câncer, segundo Renata, ainda é muito estigmatizado e, por conta disso, muitas das mulheres que percebem mudanças em suas mamas e até as estranham preferem não pedir ajuda. “Essa situação é muito triste, pois, por falta de informação, elas acham que vão morrer de qualquer jeito, que a doença não tem cura e escolhem não fazer os exames, não se abrir com a família e não procurar atendimento médico”, explica.

A palestra também atentou para a importância dos exames para diagnosticar o câncer, já que suas causas são muito diversas, bem como a faixa-etária de ocorrência. Contudo apontaram-se como grupos de risco mulheres que tiveram sua primeira menstruação antes dos 15 anos; que têm histórico familiar da doença; que não geraram filhos; e tabagistas. “Apesar de a campanha do Outubro Rosa ser dedicada às mulheres, é muito importante frisar que homens também podem desenvolver câncer de mama e que, para eles, as estatísticas mostram um índice de mortalidade que supera os dados relacionados às mulheres”, ressalta Renata.

O evento para marcar o Outubro Rosa na Reitoria faz parte da construção da Política de Bem-Estar do Servidor, documento que vem sendo elaborado desde o início do ano e envolve todos os campi do IFFluminense. Thaís Almeida, coordenadora da Escola de Formação, destaca que “o Instituto tem papel fundamental na conscientização sobre doenças como o câncer de mama. Além disso, queremos dar oportunidade de a comunidade externa se envolver nas nossas propostas e, sem dúvidas, queremos também promover ações que visem o bem estar dos nossos servidores”, finaliza.

Comunicação Social da Reitoria