Eleições 2016

Fidesc realiza coletiva de imprensa para apresentar o funcionamento do debate em Campos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 23/09/2016 14h27, última modificação 26/09/2016 18h42
O debate entre os candidatos a Prefeitura de Campos, promovido pelo Fidesc, será realizado na próxima terça-feira, dia 27 de setembro, às 18h, no Centro de Convenções da Uenf.
Fidesc realiza coletiva de imprensa para apresentar  o funcionamento do debate em Campos

Representantes do Fidesc durante coletiva de imprensa

O Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc), órgão que reúne gestores das instituições públicas e privadas do município, realizou, na manhã desta sexta-feira, dia 23 de setembro, na Reitoria do IFFluminense, uma coletiva de imprensa para falar sobre o funcionamento do debate entre os candidatos a prefeito de Campos dos Goytacazes, que será realizado no dia 27 de setembro, às 18h, na Uenf.

Todos os candidatos já confirmaram presença no debate, que será mediado pelo jornalista Adelfran Lacerda, do Centro Universitário Fluminense (Uniflu), e terá quatro blocos de duração, com a discussão dos temas “Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Planejamento Urbano. Propostas e Compromissos”. A expectativa é de que estejam presentes no Centro de Convenções da Uenf, cerca de 500 pessoas, entre autoridades, representantes da sociedade civil, estudantes, convidados das instituições que compõem o Fidesc, jornalistas e convidados dos debatedores.

Os demais assessores dos candidatos e a população poderão acompanhar o debate por meio de um telão que será instalado na área externa da Uenf. A Justiça Eleitoral liberou a entrada de carros adesivados nas dependências da universidade durante o debate. Não será permitida a entrada de pessoas com camisas, bonés, bandeiras, adesivos e similares.

Transmissão ao vivo - o debate entre os candidatos será transmitido, simultaneamente, pelos veículos de comunicação TV Diário, Plena TV, Terceira Via TV, rádios Continental AM e Educativa FM, pela página do Fidesc, no Facebook, e pelo canal IFFtube, que pode ser acessado no link: https://www.youtube.com/user/ifftubeoficial.

Perguntas – a população poderá enviar perguntas sobre os temas do debate pela página do Fidesc, no Facebook, que serão respondidas pelos candidatos no quarto e último bloco do debate.

O reitor do IFFluminense e presidente do Fidesc, Jefferson Manhães de Azevedo, destacou que a realização do debate pela comunidade acadêmica é uma forma de oportunizar aos munícipes de Campos dos Goytacazes “a chance de fazer uma escolha mais consciente daqueles que eles entenderem que será o melhor gestor para esta cidade”, afirmou Jefferson, ressaltando que “as universidades, com seus gestores, servidores e, principalmente os seus estudantes, tem a capacidade de construir, junto com o poder público, alternativas e políticas públicas lastreadas no conhecimento científico mais detalhado das demandas da cidade para que possamos ter transformações sociais e melhoria de vida das pessoas”, afirmou Jefferson.

A programação do debate está estruturada da seguinte forma:

- Abertura:

O presidente do Fidesc, Jefferson Manhães, proferirá algumas palavras introdutórias e convidará os candidatos ao palco.

- 1º bloco:

De acordo com o sorteio feito previamente, cada candidato terá três minutos para sua apresentação e abordagem inicial dos temas do debate.

- 2º bloco:

Serão formuladas 24 perguntas pelo Fidesc sobre cada tema do debate, sorteadas pelo moderador, tendo cada candidato dois minutos para a sua resposta por pergunta. Cada candidato responderá a uma pergunta diferente sobre cada um dos temas. Não há direito a comentários ou réplicas pelos demais candidatos.

- Intervalo.

- 3º bloco:

Neste bloco, serão feitas duas rodadas de perguntas entre os candidatos. A primeira deverá obedecer aos temas do debate; a segunda poderá ser com tema livre. Serão ordenadas por sorteio, na hora, para indicar quem elaborará a pergunta e quem responderá, com direito a réplica e a tréplica.

- Intervalo.

- 4º bloco:

Os candidatos responderão a uma pergunta enviada pelos expectadores, via Facebook, até o intervalo do 2º para o 3º bloco. Dentre as perguntas enviadas serão selecionadas 30 pela Comissão de Assessoria do Moderador para que estejam dentro dos temas propostos e sem ofensa pessoal a qualquer um dos candidatos. Cada candidato terá dois minutos para responder à pergunta.

Encerrada a rodada de perguntas, cada candidato terá dois minutos destinados às considerações finais, com ordem definida em sorteio prévio.

Comunicação Social da Reitoria