Notícias

Debate

Fidesc recebe imprensa para apresentar debate com os candidatos à prefeitura de Campos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 12/09/2016 15h27, última modificação 12/09/2016 15h36
A dinâmica e as regras do evento foram apresentadas aos órgãos de imprensa do município. Fórum também busca parceria para transmissão ao vivo do debate.
Fidesc recebe imprensa para apresentar debate com os candidatos à prefeitura de Campos

Compõem o Fidesc as seguintes instituições: IFFluminense, Uenf, UFF, UFRRJ, Candido Mendes, Uniflu, Faculdade de Medicina de Campos, Estácio de Sá, Isecensa e Universo.

 O Fórum Interinstitucional de Dirigentes do Ensino Superior de Campos (Fidesc) recebeu a imprensa na manhã desta segunda-feira, 12 de setembro de 2016, no IFFluminense Campus Campos Centro. Na pauta, o debate que o Fórum irá promover entre os candidatos a prefeito do município de Campos dos Goytacazes-RJ, no dia 27 de setembro, às 18h, no Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf).

 Durante a reunião, o presidente do Fidesc e reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo, apresentou as regras do debate e convidou as emissoras de rádio e televisão a transmitirem na íntegra o evento, por meio de uma parceria. Já manifestaram interesse a Plena TV; a Rádio Educativa, que poderá transmitir também online; e o Jornal Terceira Via, com possibilidade de transmissão online e pela televisão. Somente os veículos de comunicação previamente cadastrados e as instituições promotoras do evento terão a autorização para captar imagens.

 Além das parcerias, a programação será transmitida pelo perfil do Facebook do Fidesc por meio do qual os internautas poderão fazer perguntas. “Haverá uma comissão para moderar as perguntas, das quais serão selecionadas 30. Destas, seis serão sorteadas entre os candidatos”, explicou Jefferson.

 O debate terá como tema Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Planejamento Urbano. “Entendemos que o debate é um momento em que os candidatos se apresentam de maneira mais genuína. Entendemos, especialmente, que o papel das nossas instituições, da educação, é de formar cidadãos críticos, então a gente acredita que o debate vem ao econtro deste modelo de entendimento, de permitir que o eleitor, de maneira livre, tenha acesso às informações mais diretamente vinda dos candidatos”, ressaltou o presidente do Fidesc, acrescentando que as instituições também precisam conhecer o olhar do futuro gestor sobre o papel delas na formulação de políticas para o município. “A aproximação das nossas instituições com os gestores é muito importante, para estreitar esse diálogo para formular a nova matriz econômica, as políticas públicas, ou seja, para pensar a sociedade”, finalizou Jefferson.

 Antes do encontro com a imprensa, os integrantes do Fidesc discutiram os últimos detalhes do debate, que deverá durar em torno de 2h30min a 3h. Cada uma das 10 instituições participantes do Fórum poderá levar 25 convidados; cada candidato poderá levar 10 pessoas, além de seu vice e três assessores; também serão convidados pelo Fidesc vereadores, deputados, entidades, sindicatos, representações estudantis, entre outros. O local do evento comporta 510 pessoas. Na área externa ao Centro de Convenções, será colocado um telão para que estudantes, apoiadores e comunidade em geral possam acompanhar o debate.

 A ordem de pronunciamento dos candidatos será definida por sorteios, alguns a serem realizados previamente com os assessores, e outros, durante o debate, respeitando a dinâmica de cada bloco. O evento será estruturado da seguinte forma: 

1º. Bloco

De acordo com o sorteio feito previamente, cada candidato terá três minutos para sua apresentação e abordagem inicial dos temas do debate.

A duração do bloco será de, aproximadamente, 18 minutos. 

2º. Bloco

Serão formuladas 24 perguntas pelo Fidesc sobre cada tema, sorteadas pelo moderador na hora, tendo cada candidato dois minutos para a sua resposta por pergunta. Cada candidato responderá a uma pergunta diferente sobre cada um dos temas. Não há direito a comentários ou réplicas pelos demais candidatos. Serão seis perguntas para o tema Educação, seis para o tema Cultura, seis para o tema Ciência e Tecnologia e seis para Planejamento Urbano, totalizando 24 perguntas.

Primeiro Intervalo: 5 min.

Neste intervalo, os assessores (máximo de três), previamente credenciados, poderão subir para falar com os candidatos. 

3º. Bloco

Serão feitas duas rodadas de perguntas entre os candidatos. A primeira deverá obedecer aos temas do debate; a segunda poderá ser com tema livre, ordenadas por sorteio, na hora, para indicar quem irá elaborar a pergunta e quem irá responder, com direito a réplica e a tréplica.

O mediador abrirá o terceiro bloco e fará o sorteio do primeiro candidato a perguntar e de quem irá responder. O candidato deverá definir a pergunta abordando um dos temas. Será concedido um minuto para a formulação da pergunta, dois minutos para a resposta do candidato, um minuto para a réplica e um minuto para a tréplica.

Na segunda rodada, o candidato também será sorteado, mas escolhe para quem quer direcionar a pergunta. O candidato que já tiver respondido não poderá ser escolhido novamente. O procedimento em relação aos tempos será o mesmo para as duas rodadas, sendo que, na segunda rodada, o tema é de livre escolha do candidato.

A duração do bloco será de, aproximadamente, 60 minutos. 

Segundo Intervalo: 5 min.

Serão selecionados até três assessores para subir ao palco para conversar com o candidato. 

4º. Bloco

Os candidatos responderão a uma pergunta enviada pelos expectadores, via Facebook, até o intervalo do 2º para o 3º bloco. Dentre as perguntas enviadas, serão selecionadas 30 pela Comissão de Assessoria do Moderador para que estejam dentro dos temas propostos e sem ofensa pessoal a qualquer um dos candidatos. Cada candidato terá dois minutos para responder à pergunta.

Encerrada a rodada de perguntas, cada candidato terá dois minutos destinados às considerações finais, com ordem definida em sorteio prévio.

 

Comunicação Social da Reitoria