Extensão e Cultura

Formação Artística e Cultural em Debate

por ferdinanda fernandes maia publicado 07/12/2015 15h52, última modificação 13/12/2015 15h25
Instituições educacionais de todo o Brasil se reuniram em Brasília para seminário que discute a formação artística e cultural. O evento ocorreu de 1 a 3 de dezembro.
Formação Artística e Cultural

Servidores participam de evento sobre Formação Artística e Cultural.

Representantes do Instituto Federal Fluminense se uniram a servidores de diversas instituições, escolas e universidades que atuam diretamente com formação artística e cultural, em vistas de consolidar uma política nacional de formação artística e cultural. O evento foi promovido pela Secretaria de Educação e Formação Artística e Cultural (Sefac) – do Ministério da Cultura, e ocorreu de 1 a 3 dezembro, em Brasília.

Do IFF, participaram os servidores Kátia Macabu (Centro), Anelise Tiez (Quissamã), Monica Mesquita (Centro) e Eduardo Moreira (Bom Jesus). Além disso, o reitor Luiz Augusto Caldas também esteve presente, representando o Conselho Nacional dos Institutos Federais (Conif).

De acordo com a coordenadora de Arte e Cultura do campus Centro, Kátia Macabu, o seminário objetiva a integração das ações dos Ministérios da Educação e Cultura. “Foram três dias intensos e de muitos debates. As discussões se deram de forma bem ampla, incluindo não só os Institutos Federais e as universidades, mas também escolas livres, grupos de ensino, entre outros. O IFF pode contribuir bastante com sua experiência no tema, pois temos grupos artísticos consolidados há decadas, como o Nós do Teatro e a Fanfara”.

Segundo a Secretária da Sefac, Juana Nunes, um dos principais desafios é viabilizar as condições para que os educadores de Arte e Cultura se dediquem com exclusividade a aperfeiçoar suas linguagens. “É preciso reconhecer a atuação dos mestres das culturas populares e das escolas livres na formação de artistas, regulamentar o papel e a remuneração dos agentes culturais e contribuir para a estruturação das carreiras artísticas, concedendo bolsas como política de incentivo aos artistas iniciantes brasileiros”, explica.

Servidores em evento em Brasília sobre Formação Artística e Cultural.

registrado em: