Notícias

Integração

IFF cria Fórum de Representantes de Turma e Centros Acadêmicos

por Comunicação Social da Reitoria publicado 16/03/2017 11h10, última modificação 16/03/2017 16h36
O primeiro encontro do Fórum, que visa fortalecer as representações estudantis, foi realizado no dia 10 de março, no Campus Campos Centro.
IFF cria Fórum de Representantes de Turma e Centros Acadêmicos

Ana Mary Barreto durante sua fala aos membros do Fórum

 Com o objetivo de promover ações conjuntas voltadas para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação do IFFluminense, a Diretoria de Políticas da Educação Superior da Pró-reitoria de Ensino e Aprendizagem (Proena), em parceria com a Diretoria de Políticas Estudantis, Culturais e Esportivas (Dipece), instituiu o Fórum de Representantes de Turma e Centros Acadêmicos da Educação Superior (Caes) do IFFluminense. 

 O 1.° Fórum reuniu gestores e representantes estudantis, na última sexta-feira, dia 10 de março, no auditório Reginaldo Rangel, no Campus Campos Centro. Durante o encontro, foi proposto um Plano de Ação que conta com 13 temáticas já definidas, entre elas, fortalecimento dos Caes; identidade dos cursos superiores e perfil dos estudantes; mobilidade acadêmica; integração curricular; articulação Ensino, Pesquisa e Extensão; e empreendedorismo. 

 De acordo com a pedagoga da Proena, Jacqueline Facco, o Plano de Ação será executado em conjunto com os estudantes, de março a maio de 2017. “O objetivo é identificar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças, analisando como estão os nossos cursos e estabelecendo aonde queremos chegar, para que eles sejam uma referência no Brasil. Juntos, vamos traçar estratégias para atingir esses objetivos”, destaca Jacqueline. 

 O Fórum terá reuniões presenciais, que serão realizadas trimestralmente, e a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que será utilizado para tirar dúvidas, trocar experiências e auxiliar na execução das tarefas adotadas. “No final de cada mês, os estudantes nos enviarão uma síntese dos procedimentos executados em relação às temáticas estabelecidas”, explica Jacqueline. 

 Para a diretora de Políticas da Educação Superior, Ana Mary Barreto, a criação do Fórum promove o “fortalecimento das representações estudantis nas políticas voltadas para o ensino nos cursos de graduação do Instituto e traz ator principal, que é o estudante, para ser o protagonista nas políticas da Educação Superior”, ressalta. 

 O aluno da Licenciatura em Geografia do Campus Campos Centro, Thobias Barreto, diz que leva do 1.° Fórum de Representantes de Turma e Caes “a certeza de que o IFF é um excelente centro de formação humana e profissional, que deseja ouvir o corpo discente nos rumos que a Instituição deseja tomar”. O estudante acrescenta que o encontro foi bastante explicativo dos planos da Reitoria para o fortalecimento dos Centros Acadêmicos. “Fico honrado em poder contribuir com o crescimento do IFF e dos futuros estudantes", afirma Thobias. 

 Também participaram do primeiro encontro do Fórum de Representantes de Turma e Centros Acadêmicos, a pedagoga da Proena, Saionara Rosa, e a Coordenadora de Políticas Estudantis da Dipece, Márcia Chrysóstomo.