Concurso Vestibular

Provas do Vestibular 2017/1 aplicadas com sucesso neste domingo (13)

por Comunicação Social da Reitoria publicado 10/11/2016 13h46, última modificação 13/11/2016 11h41
Provas serão aplicadas nos turnos da manhã e da tarde, em toda a região Norte, Noroeste Fluminense e Lagos. Ao todo, 2645 candidatos participam da seleção.
IFFluminense aplica provas do Vestibular 2017 neste domingo

A prova objetiva da 1ª fase do Concurso Vestibular 2017/1º semestre do Instituto Federal Fluminense será realizada neste domingo, 13 de novembro de 2016, das 8h30min às 12h30min, para todos os candidatos, nos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé. Os inscritos nos Cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e de Tecnologia em Design Gráfico retornam no turno da tarde para fazer a prova de aptidão específica, das 15h às 18h, no campus ofertante do curso pretendido.

Ao todo, 2645 candidatos concorrem a 392 vagas dos Cursos de Bacharelado, de Licenciatura e de Tecnologia do IFFluminense. O curso com o maior número de inscritos foi a Licenciatura em Educação Física do Campus Campos Centro com 384 candidatos. É o curso também com a maior relação candidato/vaga, com 25,6 candidatos para cada uma das 15 vagas ofertadas. Confira AQUI a relação completa de todos os cursos.

“A realização do Concurso Vestibular envolve muito planejamento e a Comissão de Processos Seletivos do IFFluminense tem atuado no sentido de garantir toda segurança e lisura do processo. Estamos nos ajustes finais para a realização da 1.ª fase”, destaca Marcelo Sarmento, diretor de gestão acadêmica e políticas de acesso.

Para o dia da prova, os candidatos deverão retirar o seu Cartão de Confirmação de Inscrição – disponível AQUI até o dia 11 de novembro – onde constam seu nome, o curso pretendido, o turno e o local de realização da prova, bem como informações relacionadas à inscrição pelo sistema de cotas.

A 1.ª fase será constituída de: prova objetiva contendo 50 questões de múltipla escolha, distribuídas pelas diferentes áreas de conhecimento e elaboradas na concepção da inter-relação dos saberes, no valor de 50 pontos. Cada questão terá cinco alternativas, sendo somente uma correta.

Já para os Cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia em Design Gráfico, a 1.ª fase terá valor máximo de 100 pontos, e será constituída de uma prova objetiva, no valor de 50 pontos, e de uma prova de aptidão específica, no valor de 50 pontos.

Para realizar a prova objetiva, o candidato deverá chegar ao local indicado no Cartão de Confirmação de Inscrição 60 minutos antes do horário previsto para o início da prova, munido de seu Documento Original de Identificação Oficial com foto, Cartão de Confirmação de Inscrição, indispensáveis para sua identificação, e caneta esferográfica de tinta preta. Para a prova de aptidão específica, apresentar-se munido de Documento Original de Identificação Oficial com foto, caneta esferográfica de tinta preta, lápis HB, lápis 2B, borracha macia, lápis de cor e apontador.

O acesso ao local de realização das provas será fechado 20 minutos após o início, o que impossibilitará a entrada do candidato, seja qual for o motivo do atraso, sem qualquer tolerância.

A divulgação do gabarito da prova objetiva da 1.ª fase está prevista para o dia 13 de novembro de 2016 a partir das 13h, em www.selecoes.iff.edu.br .

“Nossas expectativas para a 1.ª fase do Vestibular são as melhores. Sabemos que existe uma grande espera por parte da sociedade pelo nosso Concurso, demonstrando assim um anseio dos jovens e trabalhadores em ingressarem em nossa instituição, principalmente em nossos cursos superiores. Hoje temos um grande leque de cursos de graduação, em áreas distintas, com uma oferta maior de vagas, com o objetivo de atender a um maior número de candidatos”, ressalta Christiane Menezes Rodrigues, pró-reitora de Ensino. “Vemos a ampliação e a diversificação da oferta como fatores muito importantes para o cumprimento da missão do nosso Instituto, e que contribui na consolidação do IFFluminense como centro de excelência na educação profissional e tecnológica”, finaliza.

Comunicação Social da Reitoria