Seleção de estudantes

Provas da Primeira Fase do Vestibular 2017 ocorreram na manhã deste domingo (13)

por maycon.dias@iff.edu.br publicado 13/11/2016 11h39, última modificação 13/11/2016 16h45
A 1ª fase do Concurso Vestibular 2017/1º Semestre foi iniciada no dia 13 de novembro de 2016, em toda a região Norte, Noroeste Fluminense e Lagos.
Imagem 1

Estudantes realizando prova da 1ª fase no Campus Campos Centro.

A manhã deste domingo, 13 de novembro de 2016, foi marcada pelo início das provas da 1ª fase do Vestibular 2017/1º Semestre. Das 8h30min às 12h30min, os candidatos aos cursos de graduação do Instituto Federal Fluminense realizaram prova objetiva, composta por 50 questões de múltipla escolha. Cada questão continha cinco alternativas, sendo somente uma correta. Ao todo, 2645 candidatos concorrem a 392 vagas dos cursos de Bacharelado, de Licenciatura e de Tecnologia nos campi Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Campos Centro, Campos Guarus, Itaperuna e Macaé.

A 1ª fase do Vestibular continua ainda na tarde deste domingo, mas apenas para os candidatos aos cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo e de Tecnologia em Design Gráfico: das 15h às 18h, haverá a Prova de Aptidão Específica, no campus ofertante do curso pretendido. É importante lembrar que os estudantes não devem se esquecer de levar um Documento Original de Identificação Oficial com foto, caneta esferográfica de tinta preta, lápis HB, lápis 2B, borracha macia, lápis de cor e apontador.

Lutador faixa preta de Taekwondo há sete anos e estudante, Daniel Florindo Azeredo, de 19 anos, está concorrendo a uma vaga no IFFluminense pela primeira vez, para o curso de graduação mais concorrido neste vestibular, a Licenciatura em Educação Física, e disse que achou a prova difícil. "Faz um ano que eu não estudo nada e, por isso, achei a prova pesada, principalmente a parte de Matemática", afirma o candidato, que gosta muito de esportes e tem interesse em atuar tanto em escolas quanto em academias.

Chegada dos estudantes ao Campus Campos Centro para a realização da prova.

Chegada dos estudantes ao Campus Campos Centro para realização da prova objetiva da 1ª fase

Relação Candidato/Vaga e candidatos faltosos:Licenciatura em Educação Física do Campus Campos Centro é também o curso com a maior relação candidato/vaga, com 25,6 candidatos para cada uma das 15 vagas ofertadas, seguido pelo Bacharelado em Engenharia Elétrica, com 20,3 candidatos para 10 vagas, e pelo Bacharelado em Engenharia de Computação, com 13,6 candidatos para 10 vagas (veja AQUI a relação completa de todos os cursos). Na realização da provas objetivas, em todos os campi, 627 candidatos não compareceram, compreendendo 23,7% de todos os inscritos.

Diferente de Daniel, Mayara das Dores Cardoso, de 23 anos, já foi aluna do IFFluminense por dois período letivos, cursados no Bacharelado em Sistemas de Informação, e tenta agora uma vaga na Licenciatura em Letras. "Já sou formada em Pedagogia e estou tentando uma vaga em Letras porque gosto bastante da área e quero continuar dando aulas", comenta.

Gabarito -  confira o gabarito da prova objetiva AQUI

Comunicação Social da Reitoria